terça-feira, 15 de novembro de 2016

Represa de Guarapiranga

Região do Bairro do Socorro.



Inicialmente conhecida por Represa de Santo Amaro, teve sua construção iniciada em 1906 pela São Paulo Tramway Light and Power Co. e inaugurada em 1908, sua finalidade era atender às necessidades de produção de energia elétrica na Usina Hidrelétrica de Parnaíba, e a partir de 1928 passou a servir como reservatório para o abastecimento de água potável para região metropolitana de São Paulo. Oferecendo e abastecendo água para mais de 4 milhões de pessoas, e ainda utilizada para o controle das cheias dos rios da região e como local de esportes náuticos e lazer ao longo de seu percurso de 28 quilômetros de margens, destacando-se a importância nos esportes de velaː Foi o local de disputa do torneio de vela dos Jogos Pan-Americanos de 1963, há vários clubes de iatismo no seu entorno.
Situado na divisa entre os municípios de São Paulo (Zona Sul), Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu
Formada pelo represamento do Rio Guarapiranga e seus principais tributários o rio Embu-Guaçu e o rio Embu-mirim
Rio Guarapiranga com o Rio Grande (também chamado rio Jurubatuba) dão origem ao Rio Pinheiros.
No mesmo ano de sua inauguração a represa foi o local de chegada dos aviadores italianos que fizeram uma das primeiras travessias aéreas do Atlântico Sulː Francesco de Pinedo, Carlo del Prete e Vitale Zacchetti.
Área alagada: 26,6 km²
fonte: wikipedia

fotos: Hamilton Breternitz Furtado Leda Zogbi
À esquerda, o rio Jurubatuba; à direita, o Rio Pinheiros; no centro, o Rio Guarapiranga; ao fundo, a Represa de Guarapiranga. 


foto de 1936 Leda Zogbi,

Nenhum comentário:

Postar um comentário