Palacete Família Santos Dumont.
Na foto de 1900 aparece Santos Dumont saindo no portão acompanhado de uma senhora em seu automóvel.
Na alameda Cleveland 601, bairro de Campos Elísios, a residência de Alberto Santos Dumont e de seu irmão Henrique Santos Dumont.
Como moradia de um dos homens mais ricos do Brasil, o palacete foi decorado com o que havia de melhor na época, no Brasil e no mundo. Madeiras nobres, mármores italianos, pastilhas de mosaico veneziano revestindo o piso do jardim, uma profusão de magníficas pinturas murais - com filetes de ouro - e de papéis de parede importados recobrindo as paredes de praticamente todos os cômodos.
Apos a Morte de Henrique foi vendido para o Colégio Stafford,(Internato), quando foram construídos vários anexos, depois de alguns anos foi desapropriado e emprestado a Sociedade Pestalozzi, quando se mudou para a Vila Guilherme, o casarão ficou abandonado e foi invadido pelos sem-teto, que aí permaneceram até 1990, em 1995 os sem-teto invadiram novamente o imóvel, ainda abandonado pelo governo e já completamente dilapidado. só em 2001, com a reintegração definitiva, foram retiradas nada menos que 400 pessoas(?).
O imóvel foi então cedido à FPHESP (Fundação Patrimônio Histórico e Energético de São Paulo) - que deu início às obras de restauração para transformá-lo em sua nova sede, foi necessário remover toneladas de lixo e escombros, e resolver o problema dos ratos que infestava o imóvel.
fonte: Piratininga-org
Nenhum comentário:
Postar um comentário