sábado, 19 de novembro de 2016

Palacete Família Santos Dumont.
Na foto de 1900 aparece Santos Dumont saindo no portão acompanhado de uma senhora em seu automóvel.
Na alameda Cleveland 601, bairro de Campos Elísios, a residência de Alberto Santos Dumont e de seu irmão Henrique Santos Dumont.
Como moradia de um dos homens mais ricos do Brasil, o palacete foi decorado com o que havia de melhor na época, no Brasil e no mundo. Madeiras nobres, mármores italianos, pastilhas de mosaico veneziano revestindo o piso do jardim, uma profusão de magníficas pinturas murais - com filetes de ouro - e de papéis de parede importados recobrindo as paredes de praticamente todos os cômodos.
Apos a Morte de Henrique foi vendido para o Colégio Stafford,(Internato), quando foram construídos vários anexos, depois de alguns anos foi desapropriado e emprestado a Sociedade Pestalozzi, quando se mudou para a Vila Guilherme, o casarão ficou abandonado e foi invadido pelos sem-teto, que aí permaneceram até 1990, em 1995 os sem-teto invadiram novamente o imóvel, ainda abandonado pelo governo e já completamente dilapidado. só em 2001, com a reintegração definitiva, foram retiradas nada menos que 400 pessoas(?).
O imóvel foi então cedido à FPHESP (Fundação Patrimônio Histórico e Energético de São Paulo) - que deu início às obras de restauração para transformá-lo em sua nova sede, foi necessário remover toneladas de lixo e escombros, e resolver o problema dos ratos que infestava o imóvel.
fonte: Piratininga-org
foto;ocaodeguardanoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário