quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Curiosidade sobre Congonhas:

Em 12 de abril de 1936, quando entrou em operação, o Aeroporto de Congonhas chamava-se ainda “Campo de Aviação da Companhia Auto-Estrada”, contava com uma pista de terra batida, com 300 metros de extensão e 70 metros de largura, era o suficiente para época de tão pouco mercado aéreo , e foi construído em consequência das enchentes do Rio Tietê que atingiam o aeroporto do Campo de Marte.
O jornal O Estado de S. Paulo publicou um convite, e sua inauguração contou com a grande multidão de 8.000 pessoas.
Pilotos experientes atestaram por escrito a qualidade da pista, e a sua boa localização. e cobravam 50 réis dos interessados por um voo de 10 minutos na ocasião.
A palavra “Congonhas” em tupi “kõ’gõi”, que significa “erva que sustenta”. foi adotada em homenagem a Lucas Antônio Monteiro de Barros, o primeiro presidente da Província de São Paulo, em 1824. Conhecido como Visconde de Congonhas. que foi dono de grande parte da área em que hoje se localiza o aeroporto. Um bisneto do Visconde de Congonhas vendeu o terreno em 1936, em julho de 1937 o prefeito Prestes Maia sugeriu a construção da estação de passageiros, que só teve inicio em 1948 e reuniu de aspectos da modernidade à geometria do art déco, criada pelo arquiteto Hernani do Val Penteado (autor também do mural de 56 m² batizado de “Os Trabalhadores” idealizado por Di Cavalcante) , com colaboração de Raymond Jemien.
O congonhas e uma galeria de arte com 16 trabalhos de Jacques Monet, Di Cavalcanti, Clóvis Graciano, Eduardo Kobra e outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário