segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

(mais conhecido pelo acrônimo MASP)

O museu foi inaugurado em 2 de outubro de 1947, na sede dos Diários Associados na rua 7 de Abril, com a presença do governador do estado, Ademar de Barros e do ministro da educação, Clemente Mariani, além de outras personalidades do mundo artístico e político. No dia seguinte, os primeiros visitantes chegaram para ver a incipiente coleção, ainda com poucas peças, destacando-se o Busto de atleta, de Pablo Picasso e o Auto-retrato com barba nascente, de Rembrandt. Duas exposições temporárias também puderam ser vistas: uma com a Série Bíblica de Cândido Portinari e outra com obras de Ernesto de Fiori.
Desde 7 de novembro de 1968, na Avenida Paulista, cidade de São Paulo, em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede. Famoso pelo vão-livre de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, concebido pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira e um dos mais populares "ícones" da capital paulista, sendo tombado pelas três esferas do poder executivo.
O engenheiro responsável foi Isac Grobman.
Instituição particular sem fins lucrativos, o museu foi fundado em 1947, por iniciativa do paraibano Assis Chateaubriand.
1º foto Edilicio Diarios associados Rua 7 de Abril.
2ª foto o prédio no dia de sua inauguração. junqueiradas
3ª foto Pietro Maria Bardi (Diretor do Museu) apresenta a Rainha Elisabeth II a escultora Tomie Ohtake. vitruvius
fonte: Wikipédia




A Rainha Elizabeth II cumprimenta a Escultora Tomie Otake

Nenhum comentário:

Postar um comentário