domingo, 20 de novembro de 2016

Campos Elísios

Foi o primeiro bairro planejado da cidade, onde se fixaram vários dos antigos e abastados fazendeiros do café.

O bairro dos Campos Elísios foi idealizado pelos empresários, o suíço Frederico Glete e o alemão Victor Nothmann, que adquiriram antiga chácara e a lotearam em 1878.

A localização era privilegiada: no Distrito de Santa Cecíliaregião centralpróximo da estação de trem inaugurada no mesmo ano, a atual Estação Júlio Prestes, e não muito longe do centro da cidade e também do principal hospital da cidade a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

No início do século XX, os Campos Elísios eram um bairro elegante, abrigando as mansões e palacetes dos barões do café e a residência oficial do Presidente do Estado de São Paulo (atual governador do Estado): o Palácio dos Campos Elísios, localizado na antiga Alameda dos Bambus atual, Avenida Rio Branco, uma de suas vias mais importantes.

Liceu Coração de Jesus, renomada instituição pedagógica também se instalou na área em 1885.

A debandada da elite remanescente para os "novos bairros" como Higienópolis e região da Avenida Paulista e para os bairros construídos pela Cia City, Jardins, Pacaembu, Alto da Lapa e Alto de Pinheiros se deu por conta da crescente ocupação das áreas da várzea do Rio Tietê (Barra Funda e Bom Retiro) pela população operária, que passou a usar os Campos Elíseos como rota para alcançar o Centro e frequentar os equipamentos públicos como o Jardim da Luz e praças.

O processo de decadência se agravou com o esvaziamento do centro da cidade, a partir da década de 1970, com a transferência de muitos escritórios para a região da Avenida Paulista.

A partir dos anos 30, os Campos Elísios com as dificuldades dos cafeicultores, e seus herdeiros que repartiam as heranças, e que optaram por mudarem para novos bairros, muitos casarões e mansões foram demolidos, cedendo espaço a prédios de apartamentos.
Outros continuaram de pé, sendo alugados e sublocados, transformando-se em pensões, cortiços e moradias coletivas precárias.

Foto: quandoacidade cão de guarda pinterest
Fonte: Wikipédia
Palácio dos Campos Elísios, antigo Palacete Elias Chaves.


Casarão de Henrique Dumont, irmão de Santos Dumont, que se vê no veiculo que esta saindo no portão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário