domingo, 13 de novembro de 2016

Os irmãos Grassi.
Luigi e Fortunato Grassi (21 e 14 anos respectivamente) iniciaram suas atividades com uma pequena oficina na Rua Barão de Itapetininga, 37, composta de uma bigorna, uma forja e uma máquina de furar, destinada á fabricação de tíliburis, coches, troles, vitórias, landóles e outros veículos da época, carruagens de tração animal, empregados no princípio do século passado, como transporte único e privado e de aluguel pelos paulistanos.
Apesar de novos traziam alguma experiencia quando chegaram da Itália.
O primeiro automóvel Fiat que apareceu no Brasil foi montado com exclusividade nas oficinas dos irmãos Grassi em 1907, em 1908, tornam-se representantes da fábrica de automóveis italiana Ítala (os Grassi importavam veículos completos, chassis – fabricando aqui as carrocerias. Surgem então os modelos Landolé Limousine, Vitória e o Double Phaeton – contudo, ainda continuavam a construir carruagens, que eram predominante nas ruas de São Paulo.
Em 1910, a empresa construiu, para a Hospedaria dos Imigrantes, sobre um chassi De Dion Bouton da França, o primeiro ônibus do país, que tinha a capacidade para transportar 45 passageiros.
Em 1921 muda para a rua Conselheiro Nébias, 179, e depois para a rua General Osório.
A Grassi encerraria suas atividades industriais no ano de 1969 (na fábrica da Vila Leopoldina).
fonte: Portal Ônibus Paraibanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário