domingo, 22 de janeiro de 2017

Hospital São Luís Gonzaga

Rua Michel Ouchana, 94 Jaçanã.
Fundado em 4 de setembro de 1904 conhecido como Hospital dos Morphéticos ou Leprosário Guapira e mantido pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em uma fazenda de 160 alqueires, na região do Sítio Guapira atual bairro do JaçanãSão Pauloe funcionou até 02/08/1930. 
O construído com a finalidade de cuidar de doentes de hanseníase, a partir de 03/07/1932, passou a cuidar de doentes da tuberculose, com o nome de Hospital São Luiz Gonzaga, com capacidade para acolher 100 pacientes para tratamento de tuberculose. O nome São Luiz Gonzaga se refere ao jovem fidalgo italiano que dedicou sua vida à religião e que faleceu acometido pela tuberculose.
Em 30/05/1939 aconteceu nas dependências do hospital, o 1º Congresso Nacional de Tuberculose.
Em 1953, iniciou-se o término do tratamento hospitalar da doença que passaram a ser tratados com medicamentos, e foi iniciada a internação de pacientes portadores de pneumopatias não tuberculosas. 
Trabalharam no HSLG médicos de grande renome nacional e internacional como Dr. Emílio Ribas e Dr. Jairo de Almeida Ramos. 
Em 1968, o HSLG foi transformado em Hospital Geral. Em 1979 foi desativado, com manutenção de alguns leitos da enfermaria. 
Em 1988 iniciou-se a reativação do hospital, com inauguração do pronto-socorro em 1994 e a Maternidade e Centro Obstétrico em 1996. 
Em 01 de novembro de 2008 foi municipalizado, passando a ser gerenciado por contrato de gestão com a Santa Casa na qualidade de Organização Social de Saúde.
Nesse local também foram feitas as primeiras cirurgias cardíacas(Vikipedia)
Atualmente o São Luiz Gonzaga é o único hospital público no subdistrito Jaçanã-Tremembé, auxiliando não só os moradores destas regiões, mas também as pessoas que residem em municípios próximos, como Guarulhos e Arujá.
fonte: santacasasp vikipedia
foto: diariosp santacasasp


Nenhum comentário:

Postar um comentário