sábado, 21 de janeiro de 2017

Mackenzie

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Em 1870 o casal de missionários presbiterianos George e Mary Ann Annesley Chamberlain‎, chegam e se instalam na cidade de São Paulo, o reverendo Chamberlain fazia viagens missionárias pelo interior,  Mary, se dedicava à área pedagógica na residência do casal, foram os primeiros alunos, 2 meninos e uma menina, sem os castigos físicos adotados na época.
Em 1871 com o aumento do numero de alunos a escola da Sra. Chamberlain muda-se para rua Nova São José, atual Líbero Badaró, e no ano seguinte as aulas passam a ser pagas, e já eram concedidas bolsas para os alunos carentes.
Aceitando a proposta de José Carlos Rodrigues, adotou-se o nome de Escola Americana e se aceitava escravos como alunos.
Em 1876 com o acréscimo de 2 novos cursos: Escola Normal e Filosofia(este já em nível superior) a escola muda-se para a esquina das Avenidas Ipiranga e São João,
Em 1879, Dona Maria Antônia da Silva Ramos, baronesa de Antonina, vendeu ao Reverendo Chamberlain, por 800 mil réis, área de sua chácara em Higienópolis, onde pastavam os cavalos que puxavam suas carruagens e escravos plantavam frutas e hortaliças, e em 1880, adquiriu-se uma área de 27,7 mil metros quadrados.
Em 1890 o advogado americano John Theron Mackenzie (que nunca veio ao Brasil), fez constar em seu testamento, doação à Igreja Presbiteriana americana para que se construísse no Brasil uma escola de Engenharia, dai o nome utilizado até hoje: Mackenzie. Em fevereiro de 1896, já em Higienópolis, teve início o primeiro ano letivo da Escola de Engenharia Mackenzie, sendo os diplomas ainda expedidos pela Universidade de Nova Iorque(não confirmado).
Na década de 1940 novos cursos são iniciados: Filosofia, Ciências e Letras em 1946; Faculdade de Arquitetura, em 1947 e a Faculdade de Ciências Econômicas, em 1950.
Em 1952 e reconhecido como uma Universidade por decreto do então presidente Getúlio Vargas.
Em 1955 e iniciado o curso de Direito que logo em sua primeira turma e reconhecido como comparado aos os cursos da Faculdade de Direito da USP e da PUC.
Esther de Figueiredo Ferraz assume em 1965 o cargo de reitora, se tornando  a primeira mulher a assumir um cargo de reitora em universidades brasileiras. 
Foi durante o mandato de Esther que ocorreu o episodio conhecido como a  Batalha da Maria Antônia alunos da Presbiteriana Mackenzie e da Universidade de São Paulo entraram em um conflito violento e sangrento entre os alunos pró-ditadura e contra-ditadura que só acabou com a repressão da Tropa de Choque.
Em 1970 inicia o curso de de Tecnologia, que se tornaria, em 1999, Faculdade de Computação e Informática.
O campus São Paulo possui atualmente mais de 50 prédios e está localizado no bairro de Higienópolis, com cerca de 35 mil alunos.
As unidades de São Paulo e Tamboré oferecem desde a educação infantil à pós-graduação. A unidade de Brasília atende ao colégio e à pós-graduação que também está presente em Campinas, Rio de Janeiro e Recife(Sem confirmação).
A Universidade Presbiteriana Mackenzie é de caráter confessional e como instituição presbiteriana, é regida pela fé-cristã evangélica reformada e pela ética calvinista de vocação. Assim, o compromisso do Mackenzie é de estimular o conhecimento das "ciências humanas e divinas". 
Atualmente, a Universidade Presbiteriana Mackenzie lidera ranking entre as instituições não públicas do Estado de São Paulo.
fonte e fotos: vikipedia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário