quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Cotonifício Rodolfo Crespi

Inaugurado em 1897 no bairro da Moocaum enorme prédio de três andares na esquina da rua dos Trilhos com rua Taquari com com quase 50 mil m² de área construída , num terreno de 30 mil m², projetado pelo arquiteto italiano Giovanni Battista Bianchi
Rodolfo Crespi, um imigrante italiano que chegou em 1893 e estabeleceu-se no ramo têxtil,  importou alguns teares e adquiriu outros em São Paulo, criando o que seria o primeiro estabelecimento brasileiro de fiação industrial de algodão em grande escala.
Ele também foi o fundador do Banca Italiana di San Paolo, que se tornou  Banca Francese e Italiana per l'America del Sud. Banco Frances e Italiano para América do Sul (Sudameris).
Foi presidente do Circolo Italiano (Construtor do Edifício Itália) e principal doador do Colégio Dante Alighieri.. Rodolfo Crespi recebeu duas honrarias do governo italiano. O título de: Cavaliere del Lavoro (Cavalheiro do Trabalho), em 1907, pela Ordem de Mérito do Trabalho. E o título de Conde, dado em 1928.
Cotonifício Crespi que esteve em funcionamento até 1963 chegou a contar com catorze mil fusos e quinhentos teares e tinha fiação, tecelagem, tinturaria e malharia e chegou a consumir 3 mil cavalos força em energia elétrica e duzentas toneladas mensais de óleo em suas caldeiras, funcionando 24 horas por dia, foi uma das primeiras indústrias paulistas a receber energia elétrica (400 HP) fornecida pela São Paulo Tramway, Light and Power Company em 1914, simultaneamente com a IRFM (500 HP) e a Companhia Antártica Paulista (500 HP).
Em 1917 foi palco de uma das primeiras, e ainda a mais violenta, dentre as greves já havidas no Brasil.
Em 20 de abril de 1924 os funcionários do Cotonifício Rodolfo Crespi fundaram o Clube Atlético Juventus, inicialmente com o nome de Extra São Paulo.
Em 22 de julho de 1924 o prédio do Cotonifício foi praticamente destruído pelo chamado "bombardeio terrificante", um bombardeio aéreo das forças legalistas federais, durante a revolução de 1924.
Apos longos períodos de grande prosperidade começou a enfrentar dificuldades na década de 1950, fechou em 1963.
O prédio ficou vazio, sofrendo a deterioração do tempo até 2003, quando uma rede de hipermercados alugou o edifício central e outros anexos do Cotonifício Crespi. mas os planos da rede não era preservar o prédio e sim demoli-lo o que não ocorreu por um ato ‘solitário’ e ‘quixotesco’ da jornalista Elizabeth Florido,  militante preservacionista que reuniu um grupo de arquitetos e técnicos em restauração e da associação Amo Mooca, e conseguiu que o Ministério Público interdita-se a demolição e passa-se a mediar um processo de negociação entre o DPH, o Grupo Pão de Açúcar, o empresário Fernando Crespi e o grupo liderado por Elizaeth Florido."
fontre: vikipedia
fotosstavale
                                                                      1917
1922
1924
2005




Nenhum comentário:

Postar um comentário