quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Sala São Paulo

Parte do Centro Cultural Júlio Prestes, na antiga estação de mesmo nome.
Localizada nos Campos Elísios, inaugurada no dia 9 de julho de 1999, primeira sala de concertos do Brasil, e desde a sua concepção foi considerada uma das melhores do mundo.
Restaurada e remodelada pelo Governo do Estado como parte do projeto de revitalização do centro da cidade
Ao lado dela encontra-se a Estação Pinacoteca, que abriga exposições de arte.
Com capacidade de 1.498 lugares e 22 camarotes e é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sua acústica e comparada a Symphony Hall de Boston, o Musikverein, em Viena, e o Concertgebouw, em Amsterdã.
A renovação idealizada em novembro de 1997, mas começou em 1995, supervisão do arquiteto Nelson Dupréem parceria com Luizette Davini, arquiteta responsável pela coordenação do projeto, e José Augusto Nepomuceno, consultor acústico, O Governador Mário Covas visualizava a Estação como um espaço ideal para apresentações sinfônicas, uma vez que faltava ao Brasil lugares adequados para este tipo de apresentação e a Orquestra sinfônica do Estado de São Paulo não possuía um centro permanente. Em 2015, o jornal britânico The Guardian classificou a Sala São Paulo como uma das dez melhores casas de concerto do mundo, a Sala São Paulo foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) no mesmo ano de sua fundação.
Estação Júlio Prestes foi construída entre 1926 e 1938 para ser a sede e ponto de partida para a Estrada de Ferro Sorocabana, empresa criada pelos barões do café, para transportar o produto até ao porto de Santos, o Estado adquiriu a empresa em 1905 e tornou-a Ferrovia Paulista S/A, na década de 1970.
 Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assumiu a linha e a estação na década de 1970.
O arquiteto responsável e projetista Christiano Stockler das Neves, baseou seu projeto em um estilo eclético, descrito como neoclássico Luís XVI, uma reação ao estilo barroco, que predominava na época, Neves também foi claramente influenciado pelas estações da Pensilvânia e de Nova Iorque.
Na década de 1920 uma pequena estação ferroviária foi construída em seu interior para facilitar a chegada de materiais, e sua estrutura foi usada para o grande guindaste que alçou as imensas vigas a vinte e cinco metros de altura, que hoje fazem parte da estrutura que suporta o teto ajustável ao longo do novo corredor, teto esse um dos responsável pela excelente acústica da sala.  
No ano 2000, o projeto da Sala São Paulo recebeu o prêmio internacional de honra da United States Institute for Theatre Technology USITT como a primeira sala de concertos no Brasil.
O teto ajustável da Sala São Paulo pode ficar a uma altura máxima de 25 metros acima do piso principal. O teto possui 15 painéis, cada um pesando 7,5 toneladas e são detidos por 20 cabos metálicos enrolados. Os painéis podem ser controlados individualmente, permitindo que o volume do hall possa ser ajustado para entre 12 mil e 28 mil m³,  isso garante que a intensidade de qualquer composição tenha o seu conceito acústico respeitado.
fonte: vikipedia
fotos: vikipedia  (1 Luiz coelho 2 Júlio Boaro) 3 detalhes do teto 


Detalhes do teto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário