terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Biblioteca Infanto Juvenil Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485, Vila Buarque

Inaugurada em 1936, por iniciativa de Lenyra Camargo  Fraccarolli que dirigiu a biblioteca até 1960, e do então diretor do Departamento de Cultura Mário de Andrade.

A mais antiga biblioteca infantil em funcionamento do Brasil e inaugurada em um prédio na rua Major Sertório (quase esquina com a rua Dr. Cesário Motta Júnior), passando depois para uma chácara desapropriada pela Prefeitura em 1945, a biblioteca mudou-se para a Rua General Jardim, onde hoje existe a praça da biblioteca, que pertencera ao ex senador e ex presidente do Banespa Luís Rodolfo Miranda.

No mesmo terreno foi construído o atual edifício, projetado pelo arquiteto Hentz Gorham, da Divisão de Arquitetura do Município de São Paulo e a construção ficou a cargo do Escritório de Engenharia Joaquim Procópio de Araújo.  

Em 24 de dezembro de 1950 foi reaberta no novo edifício, e tem um dos maiores acervos infanto-juvenis da América do Sul, com quase 50 mil títulos, além de um banco de textos teatraisgibiteca, coleção de preservação de literatura infanto juvenil e acervo histórico de livros escolares anteriores à década de 80, nesse local, o próprio Monteiro Lobato frequentava e contava histórias para as crianças.

Em 1955, a biblioteca passou a denominar-se Monteiro Lobato em homenagem ao escritor que tanto encanta crianças, jovens e adultos.

Administra um acervo de documentos e objetos pessoais que pertenceram ao escritor Monteiro Lobato, patrono da instituição. 

Publica regularmente, desde 1941, a Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil. Mantém programação cultural fixa e sessões de contamento de histórias. 

Em 1947 foi criada uma sala destinada às crianças cegas, a seção braile, que atualmente funciona no Centro Cultural São Paulo.

Em sua programação estão incluídas oficinas e espetáculos teatrais apresentados pelo TIMOL (Teatro Infanto-Juvenil Monteiro Lobato), grupo de teatro infanto juvenil iniciado em 1966, e também um programa de iniciação artística para crianças de cinco a dez anos.
e abriga a  Academia Juvenil de Letras.


fonte: vikipedia 
prefeitura.sp

fotos: saopaulopassado prefeitura.sp



Nenhum comentário:

Postar um comentário