segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

José Vicente Faria Lima

 Militar e político brasileiro, com 21 anos de idade iniciou sua carreira na aviação militar do exército (depois incorporada pela Força Aérea Brasileira), chegando em 1958 a Brigadeiro do ar. especializando-se em engenharia na Escola Superior de Aeronáutica da França.
Foi piloto do Correio Aéreo Nacional. chefiou a comissão da Aeronáutica nos Estados Unidos e foi comandante do Campo de Marte.
Iniciou na política a convite de Janio Quadros, que o nomeou  presidente da Vasp e depois secretário de Viação e Obras Públicas, tendo permanecido no cargo ate o final da gestão Carvalho Pinto com administração exemplar.
Em março de 1965 foi eleito prefeito de São Paulo, sendo responsável por grandes obras, como o alargamento e duplicação das Avenidas RebouçasSumaréPacaembuCruzeiro do Sul e Rio Branco, e rua da Consolação, e construção das avenidas  Marginal Tietê,  Marginal Pinheiros, Sumaré, Radial LesteVinte e Três de Maio, e Rubem Berta.
Em dezembro de 1968 iniciou as obras do Metrô de São Paulo.
Para a melhoria do trânsito de São Paulo, Faria Lima começou a construção de uma avenida ligando os bairros de Pinheiros e Itaim Bibi, que seria um prolongamento da Rua Iguatemi, que causou grande polêmica pois exigia a desapropriação de grande mansões,  após a sua morte a avenida, que se chamaria Radial Oeste, recebeu o nome de Avenida Brigadeiro Faria Lima em sua homenagem.
Grande homenagem recebida após a sua morte
foi a cerimônia indígena de despedida, o "quarup", homenagem essa que poucos não índios receberam entre os quais  o Marechal Rondon, o antropólogo Darcy Ribeiro, os irmãos Vilas-Boas (LeonardoCláudioOrlando e Álvaro) e Noel Nutels.
Quando era piloto da FAB, o Brigadeiro prestou serviços de transporte à área ocupada desde 1961 pelo Parque do Xingu.
Seu irmão mais novo e oficial da Marinha Almirante Floriano Peixoto Faria Lima foi Governador do Rio de Janeiro.
fonte: vikipedia
foto: bernardoschmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário