terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Hospital Santa Cruz

Rua Santa Cruz, 398 – Vila Mariana
Inaugurado em 1939, e sua história está intimamente ligada à da imigração japonesa.
Em 1908, os pioneiros imigrantes enfrentavam dificuldades com a comunicação, para se adaptaram às condições e contraíram doenças como a malária, a verminose, a tuberculose e até doenças mentais, e o índice de mortalidade entre os imigrantes era enorme.
Em 1920, o cônsul geral São Paulo, Toshiro Fujita, informou ao governo japonês, que enviou recursos de 36 mil ienes.
E foi fundado também o Brasil-Japão Dojin Kai, com sede em São Paulo, com o objetivo de prestar assistência aos japoneses e familiares com vacinação contra a febre tifoide, distribuição de soro antiofídico, realização de exames para tracoma, incentivo a pesquisas sobre malária e parasitoses intestinais e ainda, confecção de panfletos para divulgação de medidas profiláticas e sanitárias. 
Em outubro de 1926, a entidade compra terreno de 14.100 metros quadrados na rua Santa Cruz.
Em 1931 é instituída a Associação Médica Japonesa, que  originou a Associação Pró-Construção do Hospital Japonês,  e a campanha de arrecadação foi prontamente atendida pelos imigrantes, em 1934, a campanha de construção ganha novo fôlego, com a doação de 50 mil ienes vinda do imperador Hiroito, simbolicamente no dia de seu aniversário, dia 29 de abril. 
Diante desse gesto da casa imperial, o governo japonês decide doar 900 mil ienes, quantia dividida em três parcelas anuais, os materiais básicos de construção, como tijolos e cimento foram enviados pelo Japão.
No dia 29 de abril de 1939, o Hospital Santa Cruz foi inaugurado, uma construção moderna e arrojada, com cinco andares e um subsolo, com quase 10 mil metros quadrados de área construída, com 76 quartos e 200 leitos, um projeto do médico Resende Puech, considerado um dos precursores da moderna arquitetura hospitalar. 
O primeiro aparelho móvel de Raio X na cidade foi instalado no Santa Cruz, o Hospital das Clínicas ainda não existia e o atendimento, gratuito, era prestado sem discriminação racial ou de nacionalidade.
Fizeram parte de seu corpo clinico os doutores Benedito Montenegro, Alípio Corrêa Neto, José Maria de Freitas, Henrique Mélega, Antônio Prudente, Euríclides de Jesus Zerbini, Anísio Costa Toledo, Shizuo Hosoe, Yoshinobu Takeda e Sentaro Takaoka e muitos outros.
Com a eclosão da 2ª Guerra Mundial em dezembro de 1941, o Brasil rompeu as relações diplomáticas com o Japão e como o Hospital Santa Cruz fazia parte de um patrimônio de um país rival, foi colocado sob controle do governo federal e todos os bens foram congelados, foi nomeado como interventor o Dr. José Maria Freitas, que juntamente com vários médicos japoneses, como o Dr. Shiguenobu Takeda continuaram a  realizar procedimentos cirúrgicos e atendiam os pacientes japoneses, paralelamente, o Hospital prestava serviço ao Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (Inamps) – hoje Sistema Único de Saúde (SUS). A situação de exceção que perdurou até 1945.
fonte e fotos: hospitalsantacruz




Nenhum comentário:

Postar um comentário