sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

 Circolo Italiano

Poucas pessoas sabem mas este e o nome oficial de um edifício muito conhecido dos paulistanos é o segundo maior prédio da cidade de São Paulo e um dos maiores do Brasil, com 165 metros metros de altura (151 m a partir do nível da rua) distribuídos em 46 andares.

Sua construção foi permitida pelas autoridades municipais apenas por se localizar em um dos pontos focais de São Paulo (na esquina das avenidas Ipiranga e São Luís, no centro da cidade), segundo consta nos documentos guardados pela administração do edifício,
São 19 elevadores, em 52 mil metros quadrados de área construída, com Capacidade para dez mil pessoas, sendo de 25 mil para população flutuante, com 4 mil janelas na fachada do prédio, com 6 mil metros quadrados de vidro.

Esta apoiado em 276 estacas na sua fundação, e foram usados em sua construção,14 mil metros cúbicos de concreto,150 mil sacos de cimento, 2,5 milhões de tijolos e 100 mil sacos de cal.

A idealização do edifício ficou a encargo da colônia italiana em São Paulo, através do Circolo Italiano, cuja sede situava-se no terreno onde fora construída a torre.

Em 1953, a construtora Otto Meinberg deu início aos seus planos de construção do edifício, e convidou alguns arquitetos para a concorrência para elaboração do projeto, a disputa foi realizada com os arquitetos Franz HeepGio Ponti e Gregori Warchavchik, apesar de parecer o menos indicado para o trabalho, Heep venceu a concorrência (afinal, Gio Ponti era italiano e Gregori havia estudado em Roma, deixando Heep sem nenhuma ligação especial com os italianos, mandantes da obra).

Começou a ser construído no início da década de 60, terminando em 1965 um dos maiores edifícios da cidade em sua inauguração e foi um dos primeiros a adotar uma escada de emergência externa.

No andar térreo do edifício há também um teatro e uma galeria, e no primeiro andar funciona o Restaurante do "Circolo Italiano San Paolo", e em seu Topo funciona o "Terraço Itália" onde a luxuosidade e a alta gastronomia torna o restaurante um ponto de encontro de celebridades e grandes personalidades.

As paredes de vidro e o horizonte da capital transformaram o estabelecimento em um dos maiores pontos turísticos da capital paulista.

Claro que estamos falando do:

Edifício Itália

foto e fonte: vikipedia

Um comentário:

  1. Fiz a festa de casamento de minhas duas filhas no restaurante do Circolo Italiano. Foi tudo muito bonito, fomos bem atendidos, perfeito.

    ResponderExcluir