terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Batalhão Tobias de Aguiar
Em 1851 com antigo nome de "Batalhão de Caçadores", foi rebatizado com o nome de Tobias de Aguiar, ficando então "Batalhão de Caçadores Tobias de Aguiar". em homenagem ao presidente da província Rafael Tobias de Aguiar,que ficou conhecido como o Patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Em 15 de outubro de 1970, passa a denominar-se "Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar" 
Começou a ser construído em 1888 e terminou sua construção em 1892, mas em primeiro de dezembro de 1891, já era ocupado por tropas da policia, foi o terceiro Quartel construído no então Corpo Policial Permanente. 
Projeto de Ramos de Azevedo,tem o formato típico das fortalezas da Legião Estrangeira na África com torreões laterais, ameias e guaritas - predominando sempre a linha reta, teve como modelo um Quartel no Marrocos, em seu subsolo havia uma rede de túneis com cerca de 3000 metros hoje apenas 100 metros são preservados que faziam ligações com os quartéis vizinhos e com a estação ferroviária.
Foram usados em sua construção telhas da França, tijolos da Itália e pinho de Riga, na Letônia.
Além do túnel, há também a chaminé externa, que serviu de referencial, durante a Revolução de 1924, contando hoje com marcas de disparos de canhões em quatro pontos.
A escritora 
Maria José Dupré faz referencia ao prédio do batalhão em seu romance "Eramos Seis".
e está tombado pelo CONDEPHAAT.
fonte: sargentolago - vikipedia
foto: tudoporsaopaulo1932 ( 1 e 2 de 1924) 71geminuanosp (3s/data)


Nenhum comentário:

Postar um comentário