terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Ao Veado d'Ouro

Rua São Bento nº 33 antes no nº 40

Inaugurada em 1858 pelo farmacêutico alemão Gustav Schaumann, que se associou ao também alemão Gustav Gravenhost que era comerciante de miudezas no mesmo local , deliberando que o último iria para a Europa para selecionar e adquirir todo o material necessário à instalação de uma botica. 

À época, a cidade de São Paulo possuía apenas cerca de 30 mil habitantes, atendidos por três dentistas, doze médicos, quatro farmacêuticos e um oculista.
Gravenhost apos compras na Europa embarca com destino a São Paulo vindo a falecer a bordo do navio.

Schaumann apos receber o material, prossegue sozinho com o projeto, utilizando como emblema do seu estabelecimento a escultura de um veado dourado, inscrito em seu brasão de família, e que fora trazido no mesmo navio com o material da botica.

E o veado dourado ficou lá até que num belo dia de maio de 1871, Gustavo Schaumann, que morava no sobrado, desceu para abrir a loja e viu que tinha sumido. Quem iria roubar uma escultura sem nenhum valor e tão conhecida? Schaumann não precisou de muito tempo para desconfiar que sem dúvida aquilo era obra dos estudantes da Academia de Direito do Largo de São Francisco, conhecidos por suas “estudantadas”, mandou publicar anúncios nos jornais Diário de São Paulo e Correio Paulistano, com o seguinte teor:
“Veado – O abaixo assignado offerece ao ilm. sr. ladrão a quantia de 50$000 dinheiro à vista pelo veado que lhe roubou; e no caso de se realizar este negócio, promete, debaixo de sua palavra de honra, não denuncial-o às autoridades. Gustavo Schaumann”

Em 1879  Henrique Schaumann (hoje nome de rua) filho de Gustav assume a direção com 23 anos de idade, e contrata Conrado Melcher, alemão e naturalizado brasileiro, que assume a direção em 1905 e mais tarde se torna proprietário da botica, sendo o responsável pelos elevados padrões de qualidade que tornaram a Botica famosa no Brasil.
Foram seus clientes personalidades incluindo alguns presidentes da republica, o prestigio da botica e sua credibilidade eram tão grandes que alguns clientes se recusavam a consumir medicamentos de manipulação que não fossem produzidos pelo estabelecimento.
Nos anos 1940 quando se aposenta Conrado Melcher vende a farmácia a seus funcionários.

Em 1998  envolveu-se em um famoso e contundente escândalo envolvendo a falsificação do medicamento Androcur (destinado ao tratamento de câncer de próstata), produziu algo como um milhão e trezentos mil comprimidos que eram nada mais que placebo, os comprimidos-placebo eram embalados e recebiam um rótulo (falsificado) do Androcur.
 Os sócios (Edgar Helbig e Daniel Eduardo Derkatscheff Vera) foram indiciados, acusados, julgados e condenados a 13 anos de prisão, e  o empresário de Belo Horizonte (MG), José Celso Machado de Castro, foi de 16 anos, por ter sido peça chave na distribuição do medicamento falso no varejo.

"Trecho da sentença prolatada pelo juiz Sidney Celso de Oliveira" em 14-07-2003: "(os réus) revelaram torpeza, perversão, malvadez, cupidez e insensibilidade moral, posto que agiram única e exclusivamente visando o ganho fácil, sem se importarem com o destino de milhares de pessoas”... “(o que) sem dúvida, abreviou a vida dos pacientes”.

As notícias mais recentes dão conta que os condenados jamais pagaram as multas condenatórias nem cumpriram pena de prisão, estando recorrendo em liberdade, particularmente chama a atenção a situação do empresário José Celso Machado de Castro, peça chave na distribuição do medicamento falso no varejo (como dito anteriormente), a qual revela que vive luxuosamente em Belo Horizonte, após ter transferido 99% de sua nova empresa (Look Distribuidora de Cosméticos e Equipamentos Ltda.) para a sogra, Ireni Nunes Rosa, que vive em Anápolis, Goiás.

Ao contrario do que se costuma dizer que brasileiro não tem memoriao escândalo criou raízes na Botica Ao Veado d'Ouro de forma indelével, prejudicada a partir dos anos 90, e em 2008 a Botica encerrou suas atividades.

 A farmácia que foi durante um seculo simbolo de "confiança" se acaba, pela ganancia de alguns.

fonte: vikipedia saopaulopassado
fotos: saopaulopassado






Nenhum comentário:

Postar um comentário