segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Instituto Butantan

Avenida Vital Brasil, 1.500 Butantã
Fundado em 23 de fevereiro de 1901.
Quando um surto de peste bubônica que se propagava no porto de Santos em 1899, levou o governo a adquirir a Fazenda Butantan para instalar um laboratório de produção de soro antipestoso, vinculado ao Instituto Bacteriológico (atual Instituto Adolfo Lutz).
O laboratório adquiriu autonomia em fevereiro de 1901, com nome de Instituto Serumtherápico, sendo designado para primeiro diretor, o médico sanitarista Vital Brazil.
O nome Butantan("terra dura dura") usado pelo instituto difere do nome do bairro Butantã por tradição o mesmo ocorrendo com o nome do primeiro diretor que tem seu nome gravado com "z".
A fazenda Butantan foi desapropriada pelo Presidente de São Paulo Coronel Fernando Prestes de Albuquerque que iniciou as obras do Instituto.
O Dr. Vital Brazil era assistente do Dr. Adolfo Lutz que o liberou para vir para São Paulo em pouco tempo identificou a doença, e em conjunto com o Dr. Osvaldo Cruz criaram um plano para combate-la, e conseguiram debela-la.
Entretanto com o desenvolvimento da cultura do Café, muitos trabalhadores se envolviam em acidentes com cobras, e as serpentes se tornavam um grande problema, Vital Brazil iniciou as pesquisas sobre o "ofidismo', ate então pouco conhecido.
O  trabalho que desenvolveu pesquisando tornou o Butantan referencia no conhecimento herpetológico, e na produção de soros anti-ofídicos, tornando-se uma entidade ímpar em todo o mundo. Vital Brasil, inclusive, tem a primazia na demonstração da especificidade dos soros antiofídicos.
O Instituto Butantan funcionou em toscas dependências, contando com um pequeno corpo de funcionários, mas mesmo assim, de seus laboratórios brotaram importantes pesquisas no campo da herpetologiamicrobiologia e imunologia, reconhecidas internacionalmente.
A partir de 1914com a nova sede e a ampliação de seu orçamento, o Butantan se consolidou como a mais importante instituição de pesquisa biomédica do Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil.
O instituto mantém coleções científicas zoológicas e desenvolve atividades educacionais e culturais por meio de quatro museus – Museu Biológico, Museu Histórico, Museu de Microbiologia e o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas(esse no Bairro do Bom Retiro).
A sede do Instituto Butantan está localizada em um parque com extensa área verde, com cerca de 80 hectares (800 mil m2), e prédios históricos, fábricas  de soros e vacinas, hospital, museus e biblioteca, e atrai mais de 150 mil visitantes anualmente, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo.
fonte: vikipedia butantan
fotos: créditos nas fotos



Nenhum comentário:

Postar um comentário