Instituto Butantan
Avenida Vital Brasil, 1.500 Butantã
Fundado em 23 de fevereiro de 1901.
Quando um surto de peste bubônica que se propagava no porto de Santos em 1899, levou o governo a adquirir a Fazenda Butantan para instalar um laboratório de produção de soro antipestoso, vinculado ao Instituto Bacteriológico (atual Instituto Adolfo Lutz).
O laboratório adquiriu autonomia em fevereiro de 1901, com nome de Instituto Serumtherápico, sendo designado para primeiro diretor, o médico sanitarista Vital Brazil.
O nome Butantan("terra dura dura") usado pelo instituto difere do nome do bairro Butantã por tradição o mesmo ocorrendo com o nome do primeiro diretor que tem seu nome gravado com "z".
A fazenda Butantan foi desapropriada pelo Presidente de São Paulo Coronel Fernando Prestes de Albuquerque que iniciou as obras do Instituto.
O Dr. Vital Brazil era assistente do Dr. Adolfo Lutz que o liberou para vir para São Paulo em pouco tempo identificou a doença, e em conjunto com o Dr. Osvaldo Cruz criaram um plano para combate-la, e conseguiram debela-la.
Entretanto com o desenvolvimento da cultura do Café, muitos trabalhadores se envolviam em acidentes com cobras, e as serpentes se tornavam um grande problema, Vital Brazil iniciou as pesquisas sobre o "ofidismo', ate então pouco conhecido.
O trabalho que desenvolveu pesquisando tornou o Butantan referencia no conhecimento herpetológico, e na produção de soros anti-ofídicos, tornando-se uma entidade ímpar em todo o mundo. Vital Brasil, inclusive, tem a primazia na demonstração da especificidade dos soros antiofídicos.
O Instituto Butantan funcionou em toscas dependências, contando com um pequeno corpo de funcionários, mas mesmo assim, de seus laboratórios brotaram importantes pesquisas no campo da herpetologia, microbiologia e imunologia, reconhecidas internacionalmente.
A partir de 1914, com a nova sede e a ampliação de seu orçamento, o Butantan se consolidou como a mais importante instituição de pesquisa biomédica do Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil.
O instituto mantém coleções científicas zoológicas e desenvolve atividades educacionais e culturais por meio de quatro museus – Museu Biológico, Museu Histórico, Museu de Microbiologia e o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas(esse no Bairro do Bom Retiro).
A sede do Instituto Butantan está localizada em um parque com extensa área verde, com cerca de 80 hectares (800 mil m2), e prédios históricos, fábricas de soros e vacinas, hospital, museus e biblioteca, e atrai mais de 150 mil visitantes anualmente, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo.
fonte: vikipedia butantan
fotos: créditos nas fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário