domingo, 15 de janeiro de 2017

Edifício Alexandre Mackenzie

 Rua Coronel Xavier de Toledo, 23
 O Prédio da Light.
O nome do edifício foi uma homenagem ao canadense e presidente da empresa homônimo de um ex Primeiro Ministro também canadense.
Projeto de autoria dos americanos William Proctor Preston e Curtis, e construído por Severo, Villares & Cia. Ltda do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo.
A canadense The São Paulo Tramway, Light and Power Company instalou-se em 1899 em salas alugadas em um prédio da Rua São Bento e seu constante crescimento obrigou sua transferência para áreas cada vez mais amplas, muitas vezes distantes.
Com isso, a empresa comprou o Teatro São José, na Rua Cel. Xavier de Toledo, para dar lugar ao mais novo edifício sede da empresa, a obra foi concluída em abril de 1929. Em 1941, o prédio foi ampliado passando a contar com uma área de 29.720 metros quadrados.
Toda a parte de serralheria e marcenaria originais do edifício foi arquitetada pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo elevadores e escadaria de mármore e réplicas de bancos e lixeiras similares aos da Estação da Luz e ate hoje a casa de máquinas dos elevadores e os portões são originais da década de 1920.
Em setembro de 1983, Luiz Antônio de Assis Carvalho, superintendente de Comunicação da Eletropaulo, entrou com uma solicitação de tombamento junto a Condephaat, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Processo Nº 22803/83). Já em outubro de 1984, o edifício foi oficialmente tombado como monumento de interesse arquitetônico e inscrito no Livro do Tombo sob nº 234, p.64. em janeiro de 1987.
Hoje, é propriedade do Estado, por ter sido sede da antiga estatal Eletropaulo, e em 1999, depois do processo de privatização da empresa e transferência de suas áreas administrativas na década de 1980, tornou-se um centro comercial e cultural.
Desde 1999, o edifício abriga o Shopping Light, fruto de um consórcio com o Fundo Birmann, que ganhou concessão do imóvel por um período de 50 anos, junto com  a CEI Empreendimentos.
Shopping oferece cerca de 180 lojas, e recebe cerca de 35 mil pessoas por dia.
O trabalho de restauração, durante a década de 1990, ficou a cargo do arquiteto Carlos Faggin, professor de História da Arquitetura da USP.
O Edifício Alexandre Mackenzie também faz parte do roteiro temático Arquitetura pelo Centro Histórico e da Jornada do Patrimônio.
fonte: vikipedia spturis
foto: 1ªsampahistorica 1900 2ª1928 3ª1935 4ª atual Último Segundo - iG




Nenhum comentário:

Postar um comentário