quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

CBI Esplanada

Projetado inicialmente por Elisiário Bahiana em 1938 e a construção iniciada em 1941, e logo apos interrompidas, e somente em 1946 o Escritório Técnico Lucjian Korngold, arquiteto polonês, em nome de Octávio Guinle, protocolou um estudo sobre o modelo para uma nova edificação, em substituição ao projeto aprovado em 1938 e concluído em 1948, é exemplo da fase inicial da arquitetura moderna brasileira, com 30 andares em 110 metros de altura, era dividido em 3 Blocos sendo 2 para escritórios e o outro seria complemento do Hotel Esplanada.
sua aprovação demorou cerca de 2 anos pois os técnicos da prefeitura não estavam familiarizados com esta linguagem arquitetônica, que fugia do padrão estabelecido pelas construções ao redor, como o Theatro Municipal, e o hotel ao seu lado.
O alvará de construção só foi emitido em 1948 quando a construção estava muito adiantada e o Habite-se somente foi concedido em 1951.
Localizado na Praça Ramos de Azevedo, embora sua portaria mais usada seja a do Anhangabaú, é considerado dos maiores edifícios de concreto armado da América Latina
Em 1992, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) foi tombado com outras construções em torno da área do Vale do Anhangabaú, local histórico do centro da capital paulista. Foi determinada a preservação de seus aspectos externos de construção, sem recomendações adicionais em reconhecimento à sua importância como obra arquitetônica.
fonte: vikipedia
fotos: bolsadeimoveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário