segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

 Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32
Também conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, é um monumento funerário que se localiza na área do Parque do Ibirapuera - ainda que separado do restante do parque pela Avenida Pedro Álvares Cabral.
Projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, que chegou ao Brasil em 1923, fugindo do regime fascista na Itália,e construído por Ulrich Edler alemão radicado no Brasil.  
Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, é o maior monumento da cidade e tem 72 metros de altura. O monumento começou a ser construído em 1947 e foi concluído em 1970 embora tenha sido inaugurado em 1955.
Tombado pelos conselhos estadual e municipal, guarda os corpos dos estudantes MartinsMiragaiaDráusio e Camargo (o M.M.D.C.) - mortos durante a Revolução de 1932 - e de outros 713 ex-combatentes.
O escritor Guilherme de Almeida e Ibrahim de Almeida Nobre, respectivamente, considerados como o poeta de 32 e o tribuno de 32, se encontram sepultados no mausoléu, juntamente com Paulo Virgínio, considerado um mártir do movimento.
Seu interior tem o formato de uma cruz, com, 800 urnas funerárias e três capelas, e o jardim que abriga o monumento aponta para a Avenida 23 de Maio, data em que os quatro estudantes revolucionários foram mortos.
No obelisco inscrições acompanhadas de ícones em suas quatro faces. Iniciando pela face norte, seguindo pela face oeste, sul, e finalmente leste. O poema de Guilherme de Almeida, feito como homenagem aos revolucionários de 1932. Abaixo segue o texto:
"Aos épicos de julho de 32, que,
fiéis cumpridores da sagrada promessa
feita a seus maiores - os que
moveram as terras e as gentes por
sua força e fé - na lei puseram sua
força e em São Paulo sua Fé."

Na base voltada para o Parque há outra inscrição, de autoria do jornalista pinhalense Dr. Antônio Benedicto Machado Florence.
"Viveram pouco para morrer bem
morreram jovens para viver sempre."
O gramado ao redor do Obelisco, que possui área de 1932 metros quadrados e forma um coração onde está enfincada a espada (o obelisco) que sagrou a vitória política, apesar da derrota militar dos paulistas.O Obelisco Mausoléu ficou fechado à visitação por 12 anos, ele foi reaberto dia 9 de dezembro de 2014 após passar por uma reforma que solucionou problemas hidráulicos e de acústica no mausoléu. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, as obras custaram em torno de onze milhões de reais.
fonte: vikipedia

foto: dronestagr vikipedia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário