domingo, 22 de janeiro de 2017

A.C.Camargo Câncer Center

Antigo Hospital A.C.Camargo,  "Hospital do Câncer"
R. Professor Antônio Prudente, 211 Aclimação, Travessa da Av. Liberdade, continuação da Rua José Getúlio.
Avenida Lino Jardim, 171, Vila Bastos Santo André - SP. 
Avenida Francisco Morato, 512 Morumbi.
A Fundação Antônio Prudente é o embrião da instituição hospitalar.
Em 1934, o Prof. Dr. Antônio Cândido de Camargo, da Faculdade de Medicina da USP, lançou a semente da Associação Paulista de Combate ao Câncer, com estatutos criados em 1936 e buscava combater os tumores malignos através de assistência médica hospitalar, difusão de informação, preparo de educadores voluntários e leigos e aperfeiçoamento de médicos e técnicos na área de Oncologia.
Antônio Prudente, jovem cirurgião, sonhava com a ideia de construir um hospital para tratamento de câncer, em 1943 conseguiram-se os primeiros 100 contos de Réis, doados pelo Comendador Martineli paciente do Dr.Prudente e iniciam campanha para arrecadar fundos, que atinge 1.000 contos de Réis.
Em 1946, a jornalista Carmen Prudente,  casada com Antônio, cria a Rede Feminina de Combate ao Câncer e envolve a população de São Paulo na campanha pela construção do hospital. 
Um estudante de Medicina, Humberto Torloni, vence o concurso de arrecadação de fundos e ganha uma bolsa de estudos nos Estados Unidos, quando volta ao Brasil oferece-se a fazer parte da equipe da Fundação Antonio Prudente, tornando-se um grande e renomado ícone do Hospital A. C. Camargo. No dia "23 de abril de 1953" entrava em funcionamento o Instituto Central - Hospital A. C. Camargo. o 1º. hospital de São Paulo erguido pela população e voltado para ela, sem distinções.
Com corpo clínico do Hospital de 54 médicos efetivos, selecionados por Prudente e também cinco consultantes e 16 médicos residentes, distribuídos em 5 departamentos: Cirurgia (três serviços), MedicinaRadiologiaAnatomia patológica e Patologia Clínica
Em 1955 formava-se a 1ª turma de Residência Médica, e em 21 de novembro de 1961 o Hospital é considerado Instituto Complementar da USP e a Residência Médica como curso de Extensão Universitária, credenciada oficialmente pelo MEC.
Oferece assistência de alta complexidade, integrada, humanizada e centrada nas necessidades e segurança dos pacientes, sejam eles provenientes do sistema de saúde privado ou do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em 2015, realizou 3,7 milhões de atendimentos, sendo 62% dos ambulatoriais dedicados aos pacientes do SUS.
Em 1973 a APCC é transformada em Fundação Antônio Prudente, entidade filantrópica reconhecida oficialmente, e seu Conselho Curador elege, periodicamente, a Diretoria Executiva do Hospital e supervisiona sua gestão.
O Hospital do Câncer A. C. Camargo e a Fundação Antônio Prudente transformaram o Brasil em país de destaque no diagnóstico do câncer, tratamento e pesquisas sobre o câncer, e é a principal instituição de ensino em oncologia no país.
fonte: vikipedia accamargo
fotos: google.





Nenhum comentário:

Postar um comentário