sábado, 28 de janeiro de 2017

Palacete Tereza Toledo Lara

Rua Quintino Bocaiuva. 22 com saída também para as ruas Direita e José Bonifácio, muitos o confundem com o Palacete Lara, esse na  rua Álvares Penteado,185.
Ficou conhecido como "O Triangulo" o local onde a cidade se inicia, possui 4 andares sendo um subsolo.
Construído em 1910, projetado pelo arquiteto alemão Augusto Fried, que projetou o primeiro casarão da  Paulista, para  Adam Ditrik von Bulow, dinamarquês, acionistas da Companhia Antárctica Paulista, e também do prédio do antigo Colégio Visconde de Porto Seguro.
O térreo do edifício era ocupado por escritórios de advocacia, médicos, dentistas e comércio. O arquiteto francês Victor Dubugras  teve um escritório no local. 
Durante a década de 1930, o Palacete Tereza Toledo Lara passou a abrigar no andar superior a sede da Rádio Record, emissora popular pelas narrações futebolísticas e programas musicais e por apoiar o estado na Revolução Constitucionalista de 1932.
As lojas de instrumentos musicais, "Casa Irmãos Vitale" e a "Casa Bevilacqua", essa a primeira loja de instrumentos musicais da cidade, que mudou para o Palacete Tereza Toledo Lara em 1912, e ainda permanece lá agora com o novo nome "Casa Amadeus Musical"
 As duas lojas de instrumentos musicais e a presença da Rádio Record, fizeram com que o prédio ficasse conhecido como "a esquina musical de São Paulo" nos anos 1940.
As lojas de instrumentos musicais "Casa Irmãos Vitale" e a "Casa Bevilacqua" essa a primeira da cidade, que em 1912 mudou-se para o palacete e ate os dias de hoje permanece la com o novo nome de Casa AmadeusA presença das duas lojas de instrumentos mais a Radio Record, fez que o prédio ficasse conhecido como a esquina musical se São Paulo.
O Palacete Tereza Toledo Lara pertencia ao conde Antônio de Toledo Lara,  fundador da Antárctica, que na época era dono de 15 imoveis no centro, sendo o segundo maior proprietário da região, que o batizou com o nome de sua filha.
Ainda hoje a empresa OTL (Organização Toledo Lara) é responsável por administrar todo seu legado imobiliário.
A proprietária atual do imóvel é Tereza Artigas Lara Leite Ribeiro, bisneta do conde Antônio de Toledo Lara, e passou por processo de restauração da fachada e do telhado, além de passar por outras reformas, como troca de caixa do elevador e modernização da parte elétrica e hidráulica, e é um dos imóveis da Zona de Preservação de Imóveis de Caráter Histórico, Artístico, Cultural e Paisagístico da Área Central de São Paulo, Z8-200 do ano de 1977. O tombamento prevê que toda a área interna e externa do edifício seja preservada devido à sua antiguidade e à sua importância arquitetônica.
O primeiro andar desde o inicio deste ano funciona a "Casa Francisca" a casa de shows, que recebe entre 120 e 150 pessoas.
fontes: vikipedia 1.folha
foto: f.i.uol saopauloantiga vikipedia






Desde o inicio deste ano no primeiro andar funciona a "Casa Francisca" para um publico de 

Nenhum comentário:

Postar um comentário