quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Monumento a Duque de Caxias

Idealizado pelo General Maurício José Cardoso que comandava a 2ª Região Militar em 1939 que iniciou o movimento para a arrecadação de fundos junto à comunidade paulistana. Em fins de 1941, foi instituído um concurso internacional de maquetes para homenagear o Duque, considerado o maior herói militar brasileiro.
Vitor Brecheret foi o vencedor, dos 30 concorrentes, concebendo um modelo que ao todo, tem aproximadamente 48 m de altura, materiais foram utilizados: o granito e o bronze patinado, cada um deles mereceu um tratamento diferente e o conjunto, como um todo, exalta a vida militar do Duque.
Os baixo-relevos em granito têm os seguintes temas: Pacificação, Caxias falando ao povo de Bagé (fala as mulheres da cidade, oferecendo paz e trabalho após o fim do conflito dos gaúchos com o império), Reconhecimento do Humaitá, Caxias com seus três generais, Batalha de Itororó (Caxias com a espada desembainhada toma o comando perante os soldados adversários vencidos e pronuncia a célebre frase: “Que me sigam os que são brasileiros”) e Enterro de Caxias (ele pediu que o seu caixão fosse carregado apenas por seis milicianos, sem pompas e honras).
Em bronze patinado, foi realizada a figura do Duque de Caxias sobre o seu cavalo com a espada levantada. Com aproximadamente 18 toneladas, foi fundida no Liceu de Artes de Ofícios de São Paulo.
O monumento, com uma altura equivalente a um prédio de 12 andares, seria colocado no vale do Anhangabaú, de modo que poderia ser avistado de qualquer ângulo. Era o local que Brecheret preferia, mas a obra foi transferida para a Praça Princesa Isabel, onde está localizada até hoje. Infelizmente, como a inauguração ocorreu somente em 1960, o artista, que faleceu, em São Paulo, em 17 de dezembro de 1955, não pôde ver a estátua em seu local definitivo.
fonte: vikipedia
foto: museudacidade (Na fotografia, Victor Brecheret ao lado da escultura principal.) saopauloantiga


Nenhum comentário:

Postar um comentário