sábado, 21 de janeiro de 2017

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Mais conhecida como:Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.
Cinco anos após a proclamação da independência do Brasil, o Imperador D. Pedro I em 11 de agosto de 1827, assina A Carta de Lei criando dois "Cursos de Sciencias Jurídicas e Sociaes" no Brasil, um instalado no convento de São Francisco, em São Paulo, e outro no Mosteiro de São Bento, em Olinda, Pernambuco.
 "no espaço de cinco annos e em nove cadeiras" o "curso jurídico", teve sua aula inaugural dada em São Paulo no 1º de março de 1828, pouco antes do curso de Olinda.
O decreto-lei de 7 de novembro de 1831 acrescenta  termo "Academia" ao nome da instituição  "O sello da Academia Juridica terá ... a seguinte inscripção - Academia de Sciencias Juridicas, e Sociaes, S. Paulo.
Com a aprovação do decreto nº 1.386, de 28 de abril de 1854: "Art. 1º Os actuaes Cursos Juridicos serão constituidos em Faculdades de Direito; designando-se cada huma pelo nome da Cidade, em que tem, ou possa ter assento. tornando oficial o nome Faculdade de Direito da Cidade de São Paulo.
Na década de 1930 foi iniciada a construção do “Prédio Histórico" no local do antigo Convento de São Francisco, projeto em estilo neocolonial do arquiteto Ricardo Severo, concluído em 1941 atualmente tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. 
Sua Biblioteca  e a primeira pública da cidade de São Paulo, criada em 1825 no Convento de São Francisco. Atualmente conta com 366.996 volumes, utilizada por aproximadamente 51.194 pessoas.
Fundado em 1903, o Centro Acadêmico XI de Agosto é a entidade máxima de representação dos estudantes da Faculdade de Direito da USP.
A Faculdade de Direito de São Paulo foi a primeira entidade a ser incorporada à Universidade de São Paulo na fundação desta, em 1934, e é considerada uma das melhores no ensino jurídico.
Alunos que fizeram ou fazem parte da Historia do Brasil: 
 os escritores Álvares de Azevedo Castro AlvesHilda Hilst , José de Alencar,  Monteiro Lobato e Oswald de Andrade, e doze ex presidentes e o atual presidente da republica.

fonte: vikipedia
foto: oglobo vikipedia




Nenhum comentário:

Postar um comentário