quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Mirante do Vale

Projetado pelo arquiteto Waldomiro Zarzur e  Aron Kogan, os mesmos do São VitoDemoiselle, 14 Bis e Caravelle  (treme treme da Pain), sua construção começou em 1960 e foi inaugurado em 1966.
E o maior arranha-céu da cidade de São Paulo, por 48 anos, foi o maior edifício do país, além de ter sido o 18.º arranha-céu mais alto da América do Sul, com 170 metros de altura ate que em 2014 foi superado  pelo Millennium Palace, de Balneário Camboriú SC.
Com 170 metros de altura e 51 andares, 75 mil metros quadrados de área construída, 12 elevadores (velocidade de 320 metros por minuto), 2 escadas rolantes,146 lojas, 812 salas comerciais e 60 salões comerciais onde trabalham 10 mil funcionários e circulam diariamente  30 mil visitantes, possui 3 acessos, através de três portarias, uma na Avenida Prestes Maia outra na Praça Pedro Lessa e mais uma na Rua Brigadeiro Tobias.
Batizado inicialmente de Palácio Zarzur e Kogan, em 1972, após o trágico incêndio que consumiu o Edifício Andraus, na Avenida São João, o engenheiro decidiu rebatizar o prédio: virou Mirante do Vale. mas, até hoje ele só se refere ao edifício pela denominação original. "Arrependi-me da mudança", conta. "Vou ver se consigo voltar ao que era."
Muitas pessoas ainda acham que o Edifício Itália e o Mais alto de São Paulo outras que o Altino Arantes (Banespa), pois os mesmo estão localizados e colinas e tem uma aparência privilegiada, ao contrario do Mirante que esta em um vale.
possui ainda  uma vista preciosa através dos mirante do: 46.º ao 50.º andar e um Heliporto: 51.º andar (capacidade da pista de pouso: 700 m).
fonte: vikipedia
foto: bigprojectbrasil cidade3d. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário