Palacio Maua
No atual número 80 do Viaduto Dona Paulina
No início do século XX, era parte do terreno da mansão de Paulina de Souza Queiroz.
Desapropriada para a construção da Avenida Itororó, a atual Vinte e Três de Maio.
Em 24 de dezembro de 1944 o Governador do Estado interventor Fernando Costa, através do decreto-lei 14.280 doou o terreno para o Instituto de Engenharia e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)( entidade irmã da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
O presidente da Fiesp à época, Roberto Simonsen, é considerado o idealizador da construção do edifício de 21 andares que seria erguido a partir de 1946 com projeto do arquiteto Francisco Prestes Maia, que tinha encerrado seu primeiro mandato à frente da prefeitura paulistana em 1945.
Foram duas as cerimonias de inauguração: 11 de dezembro de 1952 e 25 de janeiro de 1955.
E batizado em homenagem a Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá e também Barão de Mauá, também foi cogitado batizar de Edifício Visconde de Mauá.
Financiado pela Caixa Econômica Federal, com o empréstimo pago em “pouco mais de vinte anos”.
A Ciesp passou a funcionar no quinto e no sexto andares do Palácio Mauá, e o Instituto de Engenharia, o oitavo e o nono andares. O restante eram alugados, e a renda era dividida entre as duas entidades.
Em 1977 o Instituto reclamava do valor dos aluguéis, considerados por ele “ridículos, irrisórios e irreais” pois eram alugados em sua maioria para entidades ligadas a Ciesp como o Sesi e sindicatos patronais.
Com a mudança da Ciesp para a Avenida Paulista o Instituto permanece no Palácio ate 1980 quando se mudou para a Av. Dante Pazzanese, 120.
O Palácio Mauá hoje é conhecido como Fórum Hely Lopes Meirelles e abriga o Fórum da Fazenda Pública e Acidentes do Trabalho.
Lembro que na minha adolescência muitas vezes estive no Palácio Mauá, em bailes que se realizava em seu salão.
Curioso também e que o palácio visto por traz lembra um grande trono.
fonte: pittsburgh
foto: ciespoeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário