sábado, 14 de janeiro de 2017

Palacio Maua
No atual número 80 do Viaduto Dona Paulina 

No início do século XX, era parte do terreno da mansão de Paulina de Souza Queiroz.
Desapropriada para a construção da Avenida Itororó, a atual Vinte e Três de Maio. 
Em 24 de dezembro de 1944 o Governador do Estado interventor Fernando Costa, através do decreto-lei 14.280 doou o terreno para o Instituto de Engenharia e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)( entidade irmã da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
O presidente da Fiesp à época, Roberto Simonsen, é considerado o idealizador da construção do edifício de 21 andares que seria erguido a partir de 1946 com projeto do arquiteto Francisco Prestes Maia, que tinha encerrado seu primeiro mandato à frente da prefeitura paulistana em 1945.
Foram duas as cerimonias de inauguração: 11 de dezembro de 1952 e 25 de janeiro de 1955.
E batizado em homenagem a Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá e também Barão de Mauá, também foi cogitado batizar de Edifício Visconde de Mauá. 
Financiado pela Caixa Econômica Federal, com o empréstimo pago em “pouco mais de vinte anos”.
A Ciesp passou a funcionar no quinto e no sexto andares do Palácio Mauá, e o Instituto de Engenharia, o oitavo e o nono andares. O restante eram alugados, e a renda era dividida entre as duas entidades. 
Em 1977 o Instituto reclamava do valor dos aluguéis, considerados por ele “ridículos, irrisórios e irreais” pois eram alugados em sua maioria para entidades ligadas a Ciesp como o Sesi e sindicatos patronais. 
Com a mudança da Ciesp para a Avenida Paulista o Instituto permanece no Palácio ate 1980 quando se mudou para a Av. Dante Pazzanese, 120.
O Palácio Mauá hoje é conhecido como Fórum Hely Lopes Meirelles e abriga o Fórum da Fazenda Pública e Acidentes do Trabalho.

Lembro que na minha adolescência muitas vezes estive no Palácio Mauá, em bailes que se realizava em seu salão. 
Curioso também e que o palácio visto por traz lembra um grande trono.
fonte: pittsburgh
foto: ciespoeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário