segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

GALERIA PRESTES MAIA

É uma passagem subterrânea que conecta liga a Praça do Patriarca ao Vale do Anhangabaú.
Inaugurada em 1940, pelo então prefeito Francisco Prestes Maia, apresenta acabamento luxuoso e é composta por três andares: subsolo, térreo e mezanino, nesse está localizado o Salão Almeida Júnior, com seis mil metros quadrados, é possível apreciar esculturas em exposição, entre elas, Graça I e Graça II, de Victor Brecheret.
A construção da Galeria Prestes Maia, aproveitou os vazios da estrutura do novo Viaduto do Chá, e contava na época de sua inauguração com amplos abrigos para passageiros de ônibus, salões de exposições, garagem e sanitários públicos.
Na inauguração, deu-se o Salão Paulista de Belas Artes, com a presença de artistas como Anita Malfatti. 
Durante a inauguração, o então presidente Getúlio Vargas preparava-se para fazer um longo discurso, mas o locutor do evento apresentou-o com a frase "Atenção, brasileiros, para as breves palavras de sua excelência, o presidente Getúlio Vargas", e Vargas limitou-se a dizer: "Tenho a honra de declarar inaugurada esta galeria."
Nela foram inauguradas as primeiras escadas rolantes da cidade, em 1955.
Em seu interior funcionaram:
Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), voltado para doentes de Aidsentre 1989 e 1995.
Cohab, que ficou até outubro de 2000
Em  1995 foi cedida ao MASP, mas convênio com o Masp, entretanto, só iniciou-se de fato em 28 de novembro de 2000, com a mostra "São Paulo, de Villa a Metrópole" e encerrou-se em dezembro de 2008 mas só após uma guerra de liminares a retomada de posse só tenha se dado novembro do ano seguinte.
A prefeitura alegou ainda que o espaço era usado indevidamente como depósito e que a galeria estivera fechada nos anos anteriores. O Masp ainda reclamou que a revogação do decreto teria sido feita "de surpresa".
Em 2002 a entrada superior da galeria foi coberta por uma marquise do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que causou polemica por ter sido colocada no lugar do abrigo em estilo art-deco do arquitetElisário Bahiana, que fazia parte do projeto do Viaduto do Chá e era tombado desde 1992.
Existe projeto de 2011 para que a Galeria se torne um anexo do Edifício Matarazzo, e faça parte de um complexo que inclui também o prédio do antigo Hotel Othon, na Rua Líbero Badaró.
As areas de exposição serão ampliadas e o acesso a esse espaço será controlado por meio de catracas, já que a galeria continuará aberta ao público para passagem entre a Praça do Patriarca e o Vale do Anhangabaú.
Fonte: vbikipedia 1.folha.uol
Fotos: 
Hagop Garagem f.i.uol 3.bp wikimedia





Nenhum comentário:

Postar um comentário