quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A Exposição Clipper

Nilo de Souza Carvalho, nascido em Ipu-Ce.,  funda a Camisaria Capital e anos depois mudaria a rasão social para Modas Exposição Clipper S.A em virtude do livro "O Capital" de Karl Marx.
Em 1926, em viagem à Argentina, Souza Carvalho descobre um novo método de venda e implanta-o em sua loja, nasce assim, o "Crediário no Brasil", sempre inovando ele viaja a os Estados Unidos e importa a primeira Escada Rolante.
Em 1941 inaugura outra novidade, a loja Clipper, também em São Paulo e localizada na avenida Brigadeiro Luiz Antônio, uma loja nos moldes dos atuais magazines, fez tanto sucesso que logo teve que mudar um local mais amplo, no Largo de Santa Cecilia.
Enquanto a Exposição ficava na Praça do Patriarca esquina com Rua São Bento.
Em 1944 inaugura uma nova fábrica na Moóca.
Em 1953, o publicitário João Doria(pai do atual Prefeito de São Paulo), cria para a rede de lojas Clipper inspirada no "Valentine's Day", lançou uma campanha romântica. O conceito: "Não é só de beijos que se prova o amor",
incentivando os casais a se presentearem, criando assim o Dia dos Namorados, data escolhida foi o dia 12 de junho, por ser véspera do dia de Santo Antônio - santo casamenteiro, e também por ser o més mais francos em vendas da rede.
As lojas Clipper eram dedicada as roupas e acessórios femininos e a Exposição ao publico masculino.
Para facilitar o acesso a Clipper que ficava fora do centro comercial de São Paulo a organização mantinha uma linha de ônibus gratuita que saia de frente a Exposição e levava as clientes ate a Clipper.(era a alegria dos office boys que usavam os ônibus gratuitos eu inclusive.)
O prédio onde funcionou a loja no Largo de Santa Cecilia foi reformado e hoje e endereço de um grande Banco.
Existe registro não confirmados de que o Sr. Nilo de Souza Carvalho seria também fundador das Lojas Garbo.
Nilo de Souza Carvalho mantinha e patrocinava diversas obras sociais em sua cidade natal e cidades vizinhas, falecendo em 23/06/1974.
fonte: biografiasdopsc
foto: 
estadao


22 comentários:

  1. Meu pai trabalhou muitos anos nessa loja. Entrou como boy e saiu como gerente 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Meu pai trabalhou na Clipper do Largo Santa Cecília, foi vendedor, depois comprador e depois passou à gerente. Só saiu porque a loja ia fechar e teve uma depressão profunda. Bons tempos da marca Calhambeque.

    ResponderExcluir
  3. Marcia Sanctis e o amigo que não quis se identificar,
    Meu muito obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  4. O Sr. Nilo de Souza Carvalho, era pai dos fundadores da Ducal

    ResponderExcluir
  5. Meus pais nos levava para comprar roupas nas lojas "A Exposição, Clipper e mais tarde eu levava meus filhos para a Sears... Era uma alegria só!!!!

    ResponderExcluir
  6. Dona Renata hoje com 97 anos ,trabalhou vários anos na Exposição Clipper, é moradora no Planalto Paulista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Renata era filha do Sr. Ruggero, o mais habilidoso artesão que conheci, e da Dona Mercedes, a melhor quituteira de doces e massas da Vila Pompeia, onde moraram

      Excluir
  7. Getulio, Primeiramente, quero agradecer pela homenagem ao meu avô Nilo de Souza Carvalho, pessoa muito inteligente, sempre preocupado em atender seus clientes, generoso com a sociedade onde construiu Igreja, ajudou orfanatos e assim vai. Ele foi uma importante referência para à sociedade Paulista. Quero dizer tambem que a idéia da data de DIA dos Namorados, foi em conjunto com meu Avô Nilo, isto é, seu João Doria era o publicitário da empresa, para tudo era conversado com ele e a Diretoria. Assim como, ele promoveu vários Cantores e Cojuntos musicais no Salão de Chá, algumas vezes com desfile de modas para ficar mais atraente. Esses cantores, hoje são famosos, como Roberto Carlos, Erasmo e Vandeleia, Hebe Camargo tambem me contou pessoalmente como ela começou com a força que Nilo deu, valorizando tantos famosos. Enfim, contaria muito.

    ResponderExcluir
  8. me perdoem os erros, ao digitar não percebi e percebo que não posso corrigir depois de publicado. Correção> João Doria (Pai) e meu Avô NILO, sempre criavam as publicidades juntos. Meu Avô era um futurista, muito culto e inteligente, e as viagens ajudaram ele a ser criativo, e não copiar como fazem hoje.

    ResponderExcluir
  9. Meu pai tinha ações da MODAS A EXPOSIÇÃO CLIPPER S/A, como faço para resgatar os valores?

    ResponderExcluir
  10. Aos 15, 16 anos viajava de Limeira a SP de trem e sozinho, quando queria comprar ternos na "A Exposição" rua S.Bento esquina Praça Caio Prado (Banespa). Era tudo tranquilo e tinha carnê até. Tudo passa, né? E tinha a Clarisse Amaral, canal 7 falando "Basta ser um rapaz direito, pra ter crédito na Exposição (comercial das Lutas Livres, sábados........

    ResponderExcluir
  11. Corrigindo, "Praça Antonio Prado"

    ResponderExcluir
  12. Desejo compartilhar o trabalho de meu pai José Mesquita Vasconcellos por mais de 30 anos na Clipper

    ResponderExcluir
  13. Entre 1956 e 57 foi a pessoa que esteve na propaganda para o Crediario: " Basta olhar para o seu Mesquita e seu credito já estará aberto" que foi um sucesso para as vendas da loja!!

    ResponderExcluir
  14. Desejo que meu pai seja reconhecido tantos anos depois pelo seu trabalho!🤩

    ResponderExcluir
  15. Desejo compartilhar o trabalho de meu pai José Mesquita Vasconcellos por mais de 30 anos na Clipper

    ResponderExcluir
  16. Lembrancas otimas,inicio de nossas compras.

    ResponderExcluir
  17. Meu pai também trabalhou nessa loja, começo da década de 70, eu e minha irmã íamos na época de natal para brincar na loja

    ResponderExcluir
  18. Minha tia Teresa Grandini trabalhou nas Lojas Clipper.

    ResponderExcluir