segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Parque Fernando Costa
Conhecido como Parque da Água Branca.
Com 136.765.41 , e fica na Avenida Francisco Matarazzo, Idealizado pela SRB - Sociedade Rural Brasileira,  Parque começou as ser formado em 1905 e foi inaugurado em 2 de junho de 1929 pelo Secretário de Agricultura Dr. Fernando de Sousa Costa, responsável por fornecer novas vertentes à indústria animal, criando também o Departamento de Lacticínios da Indústria Animal.
Com o objetivo de abrigar exposições e provas zootécnicas, quando o parque foi criado a Avenida Água Branca, não era asfaltada. 
Tombado em 1996 pelo Condephaat como patrimônio culturalhistóricoarquitetônico
turístico, tecnológico e paisagístico do estado de São Paulo, e em 2004 pelo CONPRESP, por seu valor histórico, arquitetônico e paisagístico-ambiental.
E seu interior funciona o  Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e o FUSSESP (antigo Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo), que ate 1980 funcionava em um palacete antigo da avenida Rio Branco, nos Campos Elísios, em frente ao Palácio, e ainda a AAO (Associação dos Agricultores Orgânicos de São Paulo), além do Instituto de Pesca e o Museu Geológico Valdemar Lefèvre, e ainda diversas associações de criadores de raças de equinos e bovinosentre outras instituições.
Antes disso: Em 1890 foi criado o serviço agronômico em São Paulo, que unindo legislações já existentes, definiu a ação oficial do Departamento de Agricultura Estadual,  em 1896, surgiu o Instituto Agronômico, que em 1898 foi reorganizado com o Posto Zootécnico, anexo ao Instituto para realizar estudos sobre animais domésticos e seu emprego na agricultura. 
Naquela época, assim como a cultura do algodão, a industria animal se tornava muitas vezes desprezada ou restringida por depender de inúmeros fatores mas no período entre 1904 e 1908 ficou marcado por grandes mudanças e pela participação oficial na indústria animal, responsável pelo desenvolvimentos da cidade e por melhorias nos rebanhos paulistas. 
O então prefeito de São Paulo, Antônio da Silva Prado, reconhecendo que a atividade agrícola se encontrava em estágio inicial, notou que era hora de oferecer novas perspectivas ao setor.
E pela a lei 811 de 14 de março 1905 autorizou a Prefeitura de São Paulo a comprar um terreno de João Batista de Souza e também de outras pessoas. A área total do local era de 91.781,27 m², destinada à Escola Municipal de Pomologia e Horticulturapara que pessoas pudessem se dedicar profissionalmente à agricultura, a escola funcionou até 1911 e nos anos seguintes, ampliações do terreno foram realizadas, como em 24 de dezembro de 1912, com o espaço de 1.742 m² e em 25 de setembro de 1913, com a aquisição de terrenos remanescentes de 31.211, 87 m² pertencentes à João Batista de Souza, com isso, nos anos 20 o Parque possuía uma área de 126.556,14 m².
No dia 2 de junho de 1929, o Parque foi oficialmente inaugurado, pertencendo à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, para abrigar o Recinto de Exposições e Provas Zootécnicas em suas dependências haviam estábulos, pavilhão de equinos, tanques para peixes, além de estufas e pomares.
As feiras e exposições de animais que aconteciam no local eram acontecimentos marcantes para a sociedade paulistana, e uma das grandes atrações na época era visitar o local à noite, para ver os prédios projetados e construídos pelo engenheiro Mário Wathely no estilo Normando, construções que usam elementos comuns à arquitetura típica da região da Normandia, na França.  
O parque  permaneceu ocupado por militares durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Também foi usado para venda de queijos, frios e manteigas. Com a inauguração do Parque, também foram criadas as Seções de Veterinária, Defesa Sanitária Animal e de Caça e Pesca, e a atual sede do Departamento de Produção Animal, e além disso, foram instalados pavilhões de administração, recintos para exposições, estações de laticínio, tanques e escadas de peixes. 
No dia 25 de abril de 1928 a área do Parque da Água Branca foi transferida ao Estado pela Prefeitura, que recebeu como permuta um terreno "da Fazenda do Estado", situado no Parque do Ibirapuera. Com isso, o Estado ampliou o terreno em mais 35.000 m² e  decidiu transferir o antigo Departamento e Parque de exposições da Mooca para a Água Branca, local que ficou conhecido por um tempo como Pavilhão de Exposições de Animais, até ganhar o seu nome oficial. 
No período de 1939 a 1942 foram adquiridos pelo governo do Estado de São Paulo mais 12.022,27 m², totalizando a área atual do parque, de 136.765.41 m².
O Parque possui dois lagos artificiais de 700 e 750 m², destinados à criação de peixes e tartarugas.
fonte : vikipedia
fotos : vikipedia Dornicke Isabella S Carvalho Luiz coelho





Nenhum comentário:

Postar um comentário