sábado, 14 de janeiro de 2017

Palácio da Justiça de São Paulo

Localizado, entre a Praça da Sé, a Praça João Mendes Jr. e a Praça Clóvis Bevilácqua.
A sede do Tribunal de Justiça, em 1874, localizava-se na Rua Boa Vista, 20, e era denominado “Tribunal da Relação de São Paulo e Paraná”. composta de sete desembargadores e  presidido Tristão de Alencar Araripe. cearense.Com a promulgação da Constituição brasileira de 1891, surgiu o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, através do Decreto número 2 do dia 1 de dezembro. Nesse mesmo ano, no dia 18 de novembro,e criada a Organização Judiciária pela lei de número 18 que determinava que o presidente do Estado de São Paulo seria o responsável pelo Tribunal de Justiça.
Em face ao crescimento da fez-se necessário a construção de um edifício para o Tribunal que funcionava em alguns casarões precários espalhados pelo centro da cidade.
No dia 24 de agosto de 1920, foi lançada a Pedra Fundamental do Palácio, mas a ideia de sua construção ocorreu em 1911 pelo então Secretário da Justiça e da Segurança Pública Washington Luís, que mais tarde seria Presidente da Republica.
O projeto e as obras ficaram a cargo do Arquiteto Ramos de Azevedo
que contou com o apoio de Domiziano Rossi, que projetaram o Palácio baseando-se no Palácio da Justiça de Calderini, em Roma Itália, com a  morte de Ramos  em 1928 assumiram  as obras Ricardo Severo e Arnaldo Villares.
Inaugurada em 2 de janeiro de 1933 após 13 anos de construção, acabou sendo apelidada pelo povo de “sinfonia inacabada”.
A cerimônia de inauguração do Palácio da Justiça ocorreu no dia 2 de janeiro de 1933, que contou com a participação do ministro Urbano Marcondes de Moura, que discursou sobre o Palácio, em um tom de lirismo.Devido sobretudo ao grande crescimento da cidade de São Paulo. O resultado disso foi a superlotação da sede do Tribunal, em 1946 o então presidente do tribunal Mário Guimarães fez um discurso denunciando a situação, levando a construção de um outro prédio ao lado, que funcionaria como uma extensão do Palácio e levaria o nome do Mestre João Mendes.
Em quanto durou a nava construção um prédio foi alugado, onde juizes e advogados ficaram muito mau alocados, situação que só se resolveu quando o novo prédio ficou pronto e a justiça foi descentralizado com a criação de diversas Varas localizadas em bairros da cidade.
O Palácio da Justiça, considerado monumento histórico de valor arquitetônico e interesse cultural, foi tombado pelo CONDEPHAAT em dezembro de 1981.
fonte: tjsp.jus vikipedia sampahistorica
foto: Foto Postal Colombo de 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário