quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Vila Clementino

Diferente de outros bairros que nasceram ao redor de igrejas, seu surgimento foi ao redor do Matadouro Municipal, que se instalou em 1887 e ficou por lá durante quarenta anos. 


Em 1891 José Antônio Coelho comprou a chamada “Chácara da Boa Vista”, na Vila Mariana, e a loteou, abrindo ruas. 
Seu nome e uma homenagem ao Dr. Clementino de Souza e Castro, que exerceu as funções de Promotor PúblicoJuiz, Ministro do Tribunal de Justiça de São Paulo e Presidente do Conselho da Intendência da Cidade de São Paulo, equivalente ao cargo de Prefeito nos dias de hoje.
No ano de 1897 o bairro aparece pela primeira vez em um mapa, organizado por Gomes Cardim
O aspecto rural da Vila Clementino só começou a ser alterado por volta dos anos sessenta, pois ainda em 1958 haviam chácaras de imigrantes portugueses, trechos de mata, brejos e campos abertos, era uma região sem energia elétrica e ligado ao centro da cidade por apenas um bonde ("Vila Clementino") e uma linha de ônibus(47/Vila Clementino). 
O único lazer dos moradores da região eram os campos de futebol que existiam em grande quantidade.
E1908 com Geroges Dumas e Charles Richet, inauguram o Liceu Pasteur para ensinar a língua francesa, com o nome de  Lyceu Franco-Brasileiro, em 1941 devido a legislação brasileira da época o nome mudou para Liceu Pasteur, mas mantendo o mesmo objetivo de deus criadores.
Em  1926 foi construída a primeira e única grande fábrica construída na Vila Clementino,a "Belisário de Assis Fonseca", mais tarde denominada "Fiação e Tecelagem Santana",fechada em 1892.
Em  1927 e fundado o Instituto Biológico a fim de substituir a "Comissão de Estudo e Debelação da praga cafeeira".
Em 1933 Octávio de Carvalho, cria a Escola Paulista de Medicina onde são oferecidos 35 programas para mais de 400 residentes.
O bairro possui também importantes centros hospitalares (Hospital do Servidor Público EstadualHospital São PauloHospital Edmundo Vasconcelos, Hospital Paulista, Instituto do Sono e Hospital do Rim e Hipertensão) e associações (Fundação Dorina NowillAPAEAACDCruz Verde, GRAAC, Amparo Maternal entre outras).
Em 25 de dezembro de 1952, e inaugurado Teatro João Caetano com 438 lugares, oferece espetáculos variados, desde peças infantis a peças eruditas.
Também localiza-se no bairro a maior parte das dependências da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Cinemateca Brasileira,  colégio Arquidiocesano (Marista), colégio Nossa Senhora do Rosário, e o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa e Clube Escola Ibirapuera, da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Ruas mais conhecidas do bairro, Sena Madureira, Pedro de Toledo, Borges Lagoa, Diogo de Faria, Leandro Dupret, Dr. Bacelar, Loefgren, Napoleão de Barros, 3 de Maio, Botucatu, dos Otonis, Onze de Junho e Altino Arantes.
fonte: wikipedia
Fotos: Raphael Igor Jornal São Paulo Zona Sul skyscrapercity. Governo do Estado de São Paulo IGASTROPED
Adicionar legenda
Hospital do Servidor Publico Estadual.

Campus Unifesp 

Hospital São Paulo.

Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc).


Nenhum comentário:

Postar um comentário