terça-feira, 20 de junho de 2017

Avenida 9 de Julho


Com as obras iniciadas na década de 1920, durante a gestão do prefeito Pires do Rio, que imaginava uma via que cortasse ao meio um parque, que iria desde o Vale do Anhangabaú até a Avenida Paulista. 
Entretanto, as obras não evoluíram durante esta gestão e só prosseguiram nos governos dos prefeitos Fábio Prado e Prestes Maia, que a inaugurou, e o tal parque nunca saiu do papel.
O nome da avenida e homenagem a data relevante na história de São Paulo, o dia 9 de julho de 1932, data do início da Revolução Constitucionalista de 1932, mais tarde feriado estadual instituído pelo governador Mario Covas.
Antes recebia o nome de Avenida Nova Anhangabaú.
A avenida funciona como ligação dos bairros da zona sul ao centro da cidade seguindo pelo vale do Saracura, que nasce no morro do Caaguaçu (avenida Paulista) para desaguar no rio Anhangabaú, na altura da Praça da Bandeira.
Em 1937 inicia a construção do Túnel 9 de julho(Túnel Daher Elias Cutait)projetado pelo engenheiro italiano Domingos Marchetti para unir o centro da cidade aos bairros da zona sul e possui duas galerias independentes, cada uma com duas faixas de rodagem
Em 2004 foi reformulada e toda a fiação foi enterrada e instalados novos pontos de ônibus.
fontes: wikipedia spbairros garoahistorica
fotos: pinimg spempretoebranco Pinterest Dicionário de Ruas Mapio.net YouTube


1939 Autor: B.J. Duarte 

1938.


Nenhum comentário:

Postar um comentário