sexta-feira, 2 de junho de 2017

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Rua Dr. Álvaro Alvim, nº 90

Fundada em 23 de setembro de 1925 com o nome de Academia de Belas Artes de São Paulo, por Pedro Augusto Gomes Cardim, que antes de fundar a Academia de Belas Artes, envolveu-se ativamente na criação do Teatro Municipal, do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, da Academia Paulista de Letras e da Companhia Dramática de São Paulo.
E uma instituição de ensino superior que oferece cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e de educação a distância nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Comunicação Social, Design e Relações Internacionais.
Nos anos 30, a Escola criou um forte laço com a Pinacoteca do Estado, sendo responsável por seu acervo durante sete anos, inclusive, dividindo o mesmo prédio durante anos, até que a então Faculdade de Belas Artes mudou-se para a Vila Mariana  na década de 80 onde permanece até hoje.
Importantes figuras conviveram com a instituição, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia, estiveram presentes na fundação, e Anitta MalfatiTarsila do Amaral e Alfredo Volpi, participaram do primeiro Salão Paulista em 1934, por exemplo.
Seu aluno mais ilustre:  Benedito Calixto Neto responsável pelo projeto da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida formado no curso de Arquitetura, o primeiro da cidade.
fontes: wikipedia .belasartes
fotos: .belasartes googlemaps


Nenhum comentário:

Postar um comentário