domingo, 4 de junho de 2017

Maternidade de São Paulo

Rua Frei Caneca, próximo a Av. Paulista

Fundada em 1894 pelo médico Bráulio Gomes, como uma instituição privada, mas que atendia gratuitamente mulheres carentes que não tinham onde dar à luz.

Depois de assistir uma indigente em trabalho de parto em uma rua próxima a sua casa, Bráulio Gomes deu início a uma arrecadação de fundos para a organização de uma Associação de Proteção e Assistência à Mulher Pobre, primeiro nome da Maternidade São Paulo, funcionou como instituição beneficente por 109 anos, até ser desativada em 15 de setembro de 2003penhorada em razão de uma dívida de seis milhões de reais.

Seu prédio, demolido em agosto de 2014, com catorze andares, em terreno de 15 mil m², foram ali realizados centenas de milhares de partos, na década de 1980 chegando a ter dezesseis mil partos por ano, lá nasceram cerca de 1,2 milhão de paulistanos.
Funcionou também como a primeira Escola de Obstetrícia da Universidade de São Paulo (USP)
Em anexo, funcionou por muitos anos, o Instituto Superior de Administração Hospitalar, formando diversas turmas, não apenas dirigido aos profissionais da área médica, como também das jurídica, administrativa e outras.

Seu acervo documental, incluindo os 1625 livros de registro dos nascimentos do período de 1901 a 1968, encontra-se sob custódia do Arquivo Público do Estado de São Paulo, mas só pode ser consultado com ordem judicial.

O imóvel foi arrematado em 2007 pela Casablanc Representações e Participações Ltda, ligada ao Banco Safra, em um leilão, e informou que ainda não sabe o que será feito no terreno. 
fontes: Wikipedia estadao r7.
fotos: uol imgur acervo.estadao googlemaps.





Nenhum comentário:

Postar um comentário