sexta-feira, 16 de junho de 2017

Vila Prudente

Distrito da cidade de São Paulo, localizado na Zona Leste.


No início do século XVI João Ramalho, recebe a doação de uma sesmaria para que ele a povoasse.
3 seculos depois João Pedroso adquiriu a área e a dividiu em lotes e sítios de recreio, nos quais criava gado e plantava árvores frutíferas, com o passar dos anos foi ampliando os limites de suas posses, e englobou os baixos do Zimbaúba (atuais Vila Zelina, Vila Bela e Jardim Independência).
Em 4 de outubro de 1890, data da fundação oficial do distrito, os Irmãos Falchi (Emiídio, Panfilio e Bernardino Falchi), com auxílio do financista Serafino Corso, compraram a gleba de terra de Martinha Maria, viúva de Antônio Pedroso e instalaram a primeira indústria da região, a Fábrica de Chocolates Falchi,
e outra industria de cerâmica para produzir tijolos e telhas fundada pelo o engenheiro Luís Inácio de Anhaia Mello Cerâmica Vila Prudente.
 A fábrica de cerâmica foi responsável pela criação da primeira agremiação desportiva do bairro, a União de Vila Prudente FC, dedicada principalmente formação de clubes de futebol amador, como a Associação Atlética União de Vila Prudente e a Flor da Vila FC. 
Os Falchi batizaram a areá em homenagem ao então Presidente do Estado e futuro Presidente da Republica Prudente de Moraes, quem muito admiravam.
Em 1912 e inaugurada a primeira linha de bondes nº 32 que ligava a Praça Padre Damião a Praça da Se, e esteve ativa ate a década de 1960.
Em 1940 surge dentro de seus limites a primeiro Favela de São Paulo, em um terreno doado pelo Instituto Brasileiro do Café.
Atualmente e atendido pelo Metro através da estação Vila Prudente e pelo Expresso Tiradentes pela Parada Dianópolis está localizada próximo ao Terminal de ônibus Vila Prudente e a estação do metrô.
O distrito é atendido pela primeira linha de monotrilho que é um sistema semelhante ao já implantado na cidade de Tóquio, o trecho, entre as estações Vila Prudente e Oratório, foi inaugurado em 30 de agosto de 2014, e, quando concluído, ligará o distrito até o distrito de Cidade Tiradentes.
O distrito conta ainda com o único crematório da Cidade de São Paulo, além do Cemitério da Vila Alpina (que é um dos maiores da capital paulista), ambos estão localizados no bairro de Vila Alpina.
Fazem parte do distrito os bairros de Jardim Avelino, Parque da Vila Prudente, Vila Alpina, Vila Prudente, Vila Zelina, Vila Bela e Jardim Independência.
fonte: wikipedia estadao.com
fotos: 
Vilaprudente prefeitura.sp Intertechne EasyQuarto






Fábrica de Chocolates Falchi: a primeira indústria de Vila Prudente (1897)
Acervo do Colégio João XXIII

Mapa antigo de Villa Prudente, grafado ainda com dois "eles", que mostra os primeiros proprietários dos lotes vendidos pelos irmãos Falchi no loteamento em 1890
Acervo do Colégio João XXIII



Nenhum comentário:

Postar um comentário