quinta-feira, 29 de junho de 2017

Rua XV de Novembro


Ligação entre o Pátio do Colégio e o Largo de São Bento, no início da urbanização da cidade de São Paulo. 
No século XVII constava em alguns documentos como Rua de Manuel Paes Linhares, homenagem a um suposto bandeirante que ali tinha terras e era habitada por duas das principais famílias de São Paulo: de uma "banda",(expressão da época) ficava a casa de João Ribeiro, e da outra, a casa de Rufino de Moraes. 
No século seguinte ganhou o nome de Rua do Rosário, em função da construção da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (na atual Praça Antônio Prado). 
Essa rua também servia de acesso ao porto geral, através de ladeira que depois recebeu o mesmo nome, porto que deixou de existir com a canalização do rio Tamanduateí.
No século XIX teve seu nome novamente alterado, para Rua da Imperatriz em homenagem à família Imperial que visitara a cidade, permanecendo assim até a Proclamação da República, quando ganhou o nome atual, em referência à data em que tal evento ocorreu.
Durante muitos anos foi considerada a rua mais chique da cidade, onde se localizavam os principais bancos, além do comércio e cafés sofisticados.
Forma, em conjunto com as ruas Direita e São Bento, o que ficou conhecido como "triângulo" e que era considerado o coração da cidade.
fontes: wikipedia garoahistorica

Nenhum comentário:

Postar um comentário