domingo, 2 de julho de 2017

Rio Tamanduateí

"Tamanduateí" é um termo de origem tupi que significa "rio dos tamanduás verdadeiros", através da junção dos termos tamandûá (tamanduá), eté (verdadeiro) e 'y (rio)
Ou seja, o "rio dos tamanduás-bandeiras".
Com 35 quilômetros de extensão, o Tamanduateí (que já foi conhecido como Rio Piratininga) nasce no Parque Ecológico Gruta Santa Luzia, município de Mauá, atravessa as cidades de Santo André e São Caetano, passa pelo centro de São Paulo, corta o Parque D. Pedro II, e deságua no Rio Tietê, no Bom Retiro, em frente ao Palácio das Convenções do Anhembi.
Se encontrava com seu afluente principal: o Rio Anhangabaú(Rio dos Maus Espíritos), no lugar próximo onde hoje se encontram a Avenida São João e o Vale do Anhangabaú, trecho onde era muito sinuoso e fazia uma grande curva conhecida como sete voltas.
Foi retificado duas vezes sendo a ultima no começo do Seculo XX, entre as décadas de 1870 e 1880, o rio Tamanduateí era importante ponto de lazer do paulistano, a "Ilha dos Amores", era uma pequena ilhota ajardinada existente nas proximidades da atual Rua 25 de Março, mantinha quiosques com bebidas e comidas, além de uma casa de banho e espaço para o descanso, permitindo, assim, um local de entretenimento e lazer para a população, estimada nesta época em 31 mil habitantes conforme o censo de 1872. 
Até o início do século XX, foi importante via fluvial, atendendo os Mercado Grande (ou Mercado Velho) e o Mercado dos Caipiras que existiam na antiga Rua de Baixo (atual rua 25 de Março), quando barcos transportavam mercadorias até o porto denominado de Porto Geral.
Além disso,com suas águas limpas, era utilizado para os afazeres domésticos dos moradores, em sua várzea, ao lado das pontes, as mulheres, com trouxas e tábuas, lavavam as roupas. 
“Lavar a roupa suja” “briga de lavadeira” são expressões vindas daquele tempo era um lugar de encontros e também de desencontros. 
Vindas de diversas partes da cidade as lavadeiras se encontravam, e apesar do trabalho cansativo travavam conversação e  saiam brigas pelos melhores pontos de lavagem, fofocas maldosas, assim como amizades e risos das moças e senhoras pobres que utilizavam as águas do rio.
Muitas pessoas ali iam pescar e caçar frango d'água, patos selvagens e rãs que eram abundantes principalmente na época das enchentes.
Atualmente muito poluído e em parte canalizado é margeado em grande parte pela Avenida do Estado, que corre em sentido contrário ao rio, ou seja, enquanto o rio tem sua foz no Rio Tietê, a avenida tem seu início no mesmo.
fontes: garoahistorica. .wikipedia saopauloinfoco
fotos: Lukaaz Projeto Mão na Terra  pinterest. Panoramio História de São Paulo -









Nenhum comentário:

Postar um comentário