quinta-feira, 20 de julho de 2017

Cerqueira César 

O bairro surgiu com o nome de Villa América em 1890, do loteamento de propriedades rurais, como: a chácara Água Branca, chácara dos Pinheiros e sítio Rio Verde, todas pertencentes ao Dr. José Oswald Andrade, pai do escritor paulista Oswald de Andrade,uma extensa gleba de terra de Horácio Belfort Sabino, casado com América Milliet - filha de Afonso Augusto Milliet - razão do nome do bairro vizinho ser Jardim América.
Horácio Belfort construiu, em 1902, sua residência, onde encontra-se, Conjunto Nacionalprojetada pelo arquiteto Victor Dubugras, seu neto Horácio Sabino Coimbra era casado com Maria Yolanda Cerqueira Cesar, filha de  Dr. José Alves de Cerqueira César.
Com a  inauguração do Parque Trianon e da Avenida Paulista, teve seu crescimento acelerado assim como Pinheiros e Consolação, bairros vizinhos, tornou-se um tradicional bairro da classe média alta paulistana. 
Em 1938 tornou-se subdistrito da capital. Seu nome é uma homenagem ao ex-vice-presidente  e presidente interino do Estado de São Paulo Dr. José Alves de Cerqueira César.
A partir da década de 1950 a região onde se encontra adquire características comerciais, tornando-se o principal centro financeiro da cidade, esse desenvolvimento levou à verticalização do bairro com a perda de suas características essenciais. 
Prova dessa mudança foi a construção do Conjunto Nacional e do Museu de Arte de São Paulo, símbolos da nova economia, e com o passar dos anos antigas residências tornavam-se pequenos prédios de escritórios e comércio.
Na reforma de distritos ocorrida em 1991 o bairro ficou fragmentado entre os distritos de ConsolaçãoBela Vista e Jardim Paulista, porém, seu cartório de registro civil,  continua em operação com os limites da divisão anterior.
Atualmente é um dos bairros mais dinâmicos e valorizados da cidade, situado numa região nobre apresenta uma vida noturna agitada, teatros, cinemas e grande oferta de comércio e serviços, reúne diversos flats e hotéis de luxo.
Em seus limites se encontra os principais consulados de países amigos. 
fonte: wikipedia
fotos: Dornicke Peter Louiz O Melhor do Bairro
Fotografia panorâmica do bairro a partir do Museu de Arte de São Paulo.
Vista do bairro em 1936, ao fundo, os futuros bairros de Perdizes e Pacaembu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário