quinta-feira, 6 de julho de 2017

 Itaquera


Nome de origem tupi Itaquera significa pedra dura

As primeiras referências à "Roça Itaquera" por volta de 1620, localizada nas proximidades do Aldeamento de São Miguel, no final do século XVII, a região passou a ser citada como povoamento de São Miguel, no fim do século XVIII, como território da freguesia da Penha e por último como bairro do distrito de São Miguel Paulista

Em 1920, passou a ser um distrito autônomo.

Em 1837 existiam apenas duas fazendas, a Fazenda Caguaçu e a fazenda do doutor Rodrigo Pereira Barreto, conhecida como Sítio Caguaçu, em 1851 a duas fazendas foram loteadas, sendo que a parte do sitio Caguaçu foi dividido em lotes de 10.000 metros quadrados cada um, vendidos como áreas de veraneio e chácaras, e deu origem a Vila Santana com a construção da uma capela em louvor a Santa Ana, e a Fazenda Caguaçu foi vendida à Companhia Pastoril e Agrícola, esta fazenda abarcava as áreas que hoje são conhecidas como Vila Carmosina, Colônia Japonesa, Jardim do Carmo e Parque do Carmo.

Parte da Fazenda Caguaçu foi vendida  para Oscar Americano (área do Jardim e do Parque do Carmo). Este fez um loteamento de cunho popular e urbano plenamente planejado (um dos primeiros da Zona Leste de São Paulo) no que hoje conhecemos como Vila Carmosina e fez loteamentos de cunho rural, na área hoje conhecida como Colônia Japonesa.

Em 1875, um acontecimento moldou o desenvolvimento econômico da região: a inauguração da Estação de Trem de Itaquera pelo ramal da Estrada de Ferro Central do Brasil

O impacto da chegada da estrada de ferro foi enorme, propiciando o transporte de seus moradores a outras regiões e das mercadorias produzidas em Itaquera ao centro de São Paulo, e ao redor da estação se consolidou um pujante centro comercial.

A partir da década de 1920, imigrantes japoneses passaram a residir nas glebas rurais existentes na região, e a principal atividade econômica dessas famílias era a produção de pêssegos em uma extensa área circundante à Mata do Carmo. 

Até o início da década de 1980, Itaquera era um bairro com pouca infraestrutura urbana, nessa época que surgiram as primeiras favelas da região, partir de 1980, no entanto, a construção dos conjuntos habitacionais (conhecidos como Cohabs) potencializou a explosão demográfica de Itaquera. O primeiro deles, o Cohab José Bonifácio, foi inaugurado em 1980, em um enorme terreno ao lado das plantações de pêssegos, vários outros foram construídos, sendo rapidamente povoados.

Em 2010 atingiu 2.380.783 de habitantes segundo censo do IBGE..

Em 2004 enquanto tramitava o processo de tombamento da antiga estação, memória histórica do bairro, uma ação silenciosa da prefeitura a demoliu e sobre o traçado da antiga linha de trem foi inaugurado a Nova Radial Leste.

Em 2007 foi inaugurado o Shopping Metrô Itaquera, ao lado da estação de metrô Corinthians-Itaquera. No mesmo período, começou a ser inaugurada uma série de edifícios de padrão médio, voltados às demandas da classe média baixa.

Foi no distrito que se deu a abertura da Copa do Mundo de futebol em 2014 na Arena Corinthians.


fonte: wikipedia saopauloinfoco
fotos: Estações Ferroviárias ytimg G1 -Raphael Igor 
Estação de Itaquera, 1955. Foto cedida por William Gimenez


https://lembrasp.blogspot.com.br/2016/11/o-casarao-de-sabbado-dangelo-no-bairro.html



Estação Dom Bosco.







Nenhum comentário:

Postar um comentário