sábado, 29 de julho de 2017

Tremembé

Em tupi (Tirime'mbé "Tere-membé") significa alagadiço.

Nasceu do desmembramento da fazenda da família Vicente de Azevedo em chácaras e glebas médias, no final do século 19, tudo indica que a sede da fazenda ficava na esquina da Avenida Nova Cantareira com a rua Maria Amália Lopes Azevedo, por isso o nome Fazendinha para a região. 

Na década de 1910 os filhos de Pedro Vicente de Azevedo e Maria Amália Lopes de Azevedo criaram a Cia Villa Albertina de Terrenos, dando início ao loteamento em moldes urbanos.

O bairro do Tremembé, surgiu em 1890, e seu aniversário é comemorado em seu dia oficial, 10 de novembro (Lei municipal 11.544).

Devido a seu relevo e vegetação ao pé da serra da Cantareira, que lembra paisagens europeias, foi muito procurado por portugueses, italianos, alemães e eslavos no começo do século XX. 

Até recentemente tinha uma expressiva população de alemães, o restaurante Recreio Holandês, da família teuto-holandesa Van Enck, funcionou por 50 anos na Fazendinha, e era uma referência da Zona Norte em toda a cidade.

Até os anos 1950, o principal acesso ao bairro se dava através da linha de trem, o Tramway da Cantareira, surgida em 1894 para auxiliar na construção dos reservatórios de água da cidade. a estação Tremembé era a penúltima, antes da estação Cantareira. 

A operação da linha de trem foi encerrada em 1964.

Por muito tempo, o bairro permaneceu relativamente isolado, devido ao relevo, e também porque a região norte da cidade foi a última a se desenvolver.

É a região urbana com maior densidade de área verde na cidade. junta-se à vegetação das ruas e terrenos as extensas matas do Horto Florestal e de parte do Parque Estadual da Cantareira, outra parte do parque pertence ao distrito vizinho Mandaqui.

E uma região pouco verticalizada, com muitos condomínios horizontais, e é om 4º em tamanho entre todos os distritos da capital, em áreas mais distantes, loteamentos clandestinos colocam em risco as áreas de mananciais junto à serra, devido ao desmatamento e à urbanização sem planejamento.

Abriga o Instituto Florestal, onde está o Horto Florestal, criado no final do século XIX por Albert Löfgren e um dos núcleos do Parque da Cantareira, reserva de Mata Atlântica que pertence à Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.

Abriga também a mais tradicional escola da região, EE Arnaldo Barreto, criada no ano de 1922 e funcionando até os dias atuais.

fonte: wikipedia
fotos: Humberto do Lago Muller 123i - Uol  tremembcantareira. otachodapepa

A Fazendinha centro do Tremembé.



Fazenda Santa Gertrudes.

Bairro de Vila Albertina, no Tremembé. Vista aérea da antiga pedreira.

Jova Rural um dos loteamentos sem planejamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário