sábado, 22 de julho de 2017

Rua Líbero Badaró

Do Largo de São Francisco ao Largo São Bento

Em homenagem a Giovanni Battista Libero Badarò, jornalista, político e médico italiano radicado no Brasil, assassinado na rua, onde residia, por motivos políticos. 
Nela se encontram os históricos Edifício Sampaio Moreira o primeiro "Arranha Céu" de São Paulo construído em 1924 e o Edifício Conde de Prates, com 112 metros de altura, 33 andares e  construído em 1955, que faz frente para a Prefeitura de São Paulo, tendo sua entrada principal na Rua Líbero Badaró, além de outra pelo Vale do Anhangabaú.
Antiga Rua Nova de São José, teve moradores ilustres, Amador Rodrigues de Lacerda Jordão, barão de São João do Rio Claro (1857), Joaquim José dos Santos Silva, barão de Itapetininga(1873) e Francisco Xavier Paes de Barros, barão de Tatuí (1887) e Giovanni Battista Libero Badarò.
Em 1923 a Casa Godinho empório tradicionalíssimo da Cidade de São Paulo, inaugurada em 1888 se muda da praça da Sé para o nº 340 onde permanece funcionando ate os dias de hoje.
Em seu nº 67, no 3º andar, o escritor Oswald de Andrade montou uma “garçonière”, uma espécie de clube de intelectuais frequentado, entre outros, por Mário de Andrade, Guilherme de Almeida, Ribeiro Couto e Di Cavalcanti.
Abrigou também o Othon Palace Hotel, um símbolo da hotelaria de luxo da capital de São Paulo, fundado em 1954 e funcionou ate meados da década de 1970, estava em processo de desapropriação quando foi invadido pelo mstu.
Faz esquina com a Rua José Bonifácio, com a Praça do Patriarca, com a Rua Dr. Falcão Filho, com o Viaduto do Chá, com a Rua Dr. Miguel Couto e a Avenida São João.
fonte: wikipedia
fotos: Dornicke Pinterest História Mund peregrinomutante LAAMARALL
 Por trás destes palacetes está a Rua Líbero Badaró.

1935 - Vista aérea da Rua Líbero Badaró


1920 (foto colorizada por Reinaldo Elias



Nenhum comentário:

Postar um comentário