domingo, 16 de julho de 2017

Penha de França
O Bairro que já foi a Capital do Estado de São Paulo.

A Penha é um dos bairros mais antigos de São Paulo, a primeira referência oficial ao bairro é uma petição em que Mateus Nunes de Siqueira obteve uma sesmaria do capitão-mor Agostinho de Figueiredo, a 5 de setembro de 1668
No ano de 1682, o o padre Jacinto Nunes, filho ou irmão de Mateus, aparece como proprietário e protetor da Nossa Senhora da Penha de França, em seu testamento diz que a dotou com bens e raízes, conforme consta em seu testamento aberto de fevereiro de 1684.
A origem do bairro está ligada intimamente à religiosidade, pois seu nascimento se confunde com uma lenda que faz parte da história da fundação do local, conta-se que um francês, católico devoto, seguia viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro carregando consigo uma imagem de Nossa Senhora, durante a caminhada ele pernoitou no alto de uma colina ainda sem nome (penha significa penhasco, rocha, rochedo), e no dia seguinte retomou seu trajeto até dar por falta da imagem. Assustado, tratou de retornar pelo mesmo caminho e encontrou a estátua no alto da colina, no dia seguinte a estátua sumiu novamente durante o sono do viajante, que entristecido, retornou e encontrou novamente a estátua no alto da colina, o que foi interpretado pelo francês como vontade da santa, que havia escolhido o local para se estabelecer(LOPES, Rodrigo Herrero. Face Leste: revisitando a cidade. São Paulo: Mitra Diocesana São Miguel Paulista, 2011, pág. 65.)
A Igreja de Nossa Senhora da Penha foi erguida em 1667; foi em torno dela que cresceu o povoamento do bairro, um século depois, em 26 de março de 1796, a região foi promovida a Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França; junto com a Paróquia de Nossa Senhora do Ó, foram as duas primeiras paróquias desmembradas da Sé, poucos anos depois, a paróquia tornou-se freguesia.
 região era passagem obrigatória para os viajantes que se deslocavam entre São PauloVale do Paraíba e Rio de Janeiro.
Nossa Senhora da Penha, e a Padroeira do Bairro e da Cidade de São Paulo e seu dia e 08 de setembro data em que e comemorado o aniversario do bairro, os festejos sempre começam no final de agosto, com uma novena, e terminam no final de setembro com o já tradicional encontro dos corais da região.
As principais ruas comercias do bairro são: Rua Padre João, Rua Dr. João Ribeiro, Avenida Penha de França, Praça 8 de Setembro e Largo do Rosário.
Entre 9 de julho de 1924 até 28 de julho de 1924 o bairro da Penha foi sede do governo estadual paulista quando Carlos de Campos, presidente do estado, foi forçado a abandonar Palácio dos Campos Elísios após ser atacado pelas forças revolucionárias durante a Revolução de 1924, Campos ficou instalado em um vagão de trem adaptado, na estação Guaiaúna.
fonte: wikipedia
fotos: Lukaaz  SlideShare saopauloantiga WordPress.com memorialpenha Vila Santa Isabel Mapio
São Paulo - Estadão


Igreja da Penha  década de 20.



Rua Padre Antônio Benedito, na Penha, em 1979




Nenhum comentário:

Postar um comentário