sábado, 29 de julho de 2017

Jabaquara

O nome Jabaquara vem do tupi guarani YAB-A-QUAR-A, que significa rocha ou buraco, ou rota de fuga, ou ainda toca da fuga através da junção dos termos îababa (fuga) e kûara (toca), uma alusão a antigos quilombos que provavelmente existiram na região.

O Jabaquara tem histórias que resgatam seu nome desde o início do século XX, quando ficava em uma região pertencente ao então município independente de Santo Amaro. 

Era uma mata deserta, uma sesmaria que pertencia a Companhia de Jesus administrada pelo Padre Anchieta e servia de abrigo para escravos fugidos.

No início do século XVII, a região era passagem de viajantes que se dirigiam de Santo Amaro e à Borda do Campo. 

A partir dessa época, a região começou a ser procurada por fazendeiros e sitiantes que passaram a abrir estabelecimentos agrícolas comerciais, mas somente, no final do século XIXcomeçou a se popularizar quando a prefeitura decidiu instalar o parque do Jabaquara, utilizado para passeios e piqueniques.

sítio da Ressaca foi construído no século XVIII e tombado no ano de 1972, hoje abriga o Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro, que reúne objetos referentes à presença dos negros em São Paulo.

Entre os anos de 1886 e 1913, circularam, pela região, os trens a vapor de uma pequena ferrovia que ligava a Vila Mariana a Santo Amaro e cujos trilhos foram implantados sobre uma via do antigo caminho do Carro (ligação entre São Paulo e Santo Amaro).

O primeiro loteamento do Jabaquara aconteceu na vila Santa Catarina entre 1920 e 1921. 
Até o final da década de 1920, boa parte da região era escassamente povoada, com chácaras esparsas em meio a extensas superfícies não ocupadas, com grandes características rurais.

Com a abertura da avenida Washington Luiz em 1920 ligando a mais desenvolvida vila Mariana aos loteamentos suburbanos às margens das represas trouxe desenvolvimento e a urbanização, aumentada  principalmente, como a inauguração do aeroporto de Congonhas em 1936.

A construção da paróquia de São Judas Tadeu em 1940, também ajudou na valorização e crescimento da região e incentivou a abertura de loteamentos (Jardim Aeroporto, Vila Mascote, Vila Parque Jabaquara, Vila Guarani).

No final da década de 1940,  uma grande mudança  se deu na região, apos a criação da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos, a CMTC.  A empresa inaugura sua mas a antiga garagem, na Avenida Engenheiro George Corbisier, o predio ainda existe.
Até os anos 50, uma das principais atividades econômicas do local consistia no cultivo de flores selvagens, e a abaparia capensis (tulipa-do-inverno) se mostrava a principal fonte de renda dos habitantes naquela época.
Em 1968, começaram as obras do metrô e em 2 de Maio de 1977, foi inaugurado o Terminal Rodoviário Intermunicipal Jabaquara, que, por sua localização ao sul da cidade, possui muitas linhas com destino ao litoral sul paulista, ambas as obras ajudaram no desenvolvimento populacional da região, que hoje conta com mais de 200 000 residentes. o distrito conta com mais duas estações,  "Conceição" e "São Judas".
parte comercial também foi desenvolvida e conta com dois polos comerciais importantes: 

Centro Empresarial do Aço e a sede do Banco Itaú.

Com predominância das classes média e média alta, há uma grande presença de favelas em seu território, a maioria localizadas na região sul do distrito fazendo divisa com o distrito de Cidade Ademar e o município de Diadema.

fonte: wikipedia História do Jabaquara
fotos: RaphaelIgor estagiotrainee blogdapaisagem centraldafonoaudiologia diariodotransporte. googlemaps


A casa-sede do Sítio da Ressaca em 1938. (Coleção MCSP/DPH/SMC/PMSP, B.J. Duarte)


Avenida Jabaquara 712 esquina com rua Guaraú, atual Estação do Metrô Praça da Árvore 1949;



Sede de chácara na Vila Campestre. Fotos: Acervo Jornal São Paulo Zona Sul
Auto Viação Jabaquara,(Atual Viação Cometa) em São Paulo/SP de 1936.


Vila G uarani


Complexo empresarial do Banco Itaú


Igrejas de São Judas em dia de festa.


Um comentário:

  1. Lindíssimas lembranças da história do bairro Jabaquara, desenvolvimento da região pois é ,eu adorava muito muito as aulas de Geografia Urbana; são de fundamental importância para os novos moradores !!!

    ResponderExcluir