sábado, 22 de julho de 2017

Rua São Bento

Começa no Largo São Francisco e termina na Rua Boa Vista, já no Largo de São Bento.


Já foi conhecida como, "Rua de Martim Afonso Tibiriçá" em homenagem ao Cacique Tibiriçá batizado Martim Afonso quando de sua conversão, e "Rua de São Bento", depois São Bento em referencia ao Mosteiro de São Bento erguido no Largo formado em seu final.
A Casa de São Bento, uma entidade religiosa que acabava de ser fundada na Vila de São Paulo, em 15 de abril de 1600 requereu aos oficiais da câmara, a "concessão de um pedaço de chão", onde pudesse construir um mosteiro para acomodar os frades da Ordem, a  Edilidade atendeu ao pedido de Frei Mateus da Ascensão, o primeiro pior da Ordem Beneditina, e cedeu a gleba ao final da Rua Martim Afonso, onde já existia uma capelinha, tudo ali era barro e lama, descambando aquele fim de rua num barranco que se despenhava no Vale do Anhangabaú, e com isso a rua tornou se conhecida como o caminho que levava a São Bento que acabou sendo oficializado como Rua de São Bento e depois São Bento.
Forma com as ruas Direita e 15 de Novembro, o célebre "Triângulo Paulistano", centro da vida comercial, intelectual e elegante da São Paulo do finais do século XIX e início do século XX, forma também um triangulo com as Igreja N.S. do Carmo, São Francisco e São Bento.
Importantes estabelecimentos que fizeram parte da historia da cidade estiveram instalados nela como: Leiteria Campo Belo, Casa Fortes, Casa Fretin (esquina com Rua da Quitanda), Casa Genin, Botica Ao Veado d'Ouro, Joalheria Adamo, Casa Paiva, Electrolandia, Casas Pernambucanas, Au Bon Marché, A Triumphal, Casa Sotero, Lapidação de Diamantes Antuérpia, Loja do Japão, Loja da China, Cine São Bento, Grande Hotel, na esquina do Beco da Lapa (atual Rua Miguel Couto).
Pontos históricos e turísticos da cidade de São Paulo também fizeram parte da São Bento, como é o caso do Edifício Martinelli, cuja portaria principal é acessada pela rua.
fonte: wikipedia
fotos: Luiz coelho Thomaz Farkas Instituto Moreira Salles garoahistorica
cruzamento com a Rua da Quitanda, em 1929. Cartão postal colorizado
1862

1911



Festejo pelo fim da Segunda Guerra Mundial 


Lado de fora da estação do Metrô Sâo Bento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário