terça-feira, 25 de julho de 2017

Santana

Zona Norte da cidade.


A data de sua fundação e inserta mas se convencionou comemorar seu aniversario como sendo, 26 de julho de 1782 (235 anos), sua denominação e uma referencia à mais famosa propriedade da região: a Fazenda de Sant'Ana, expropriada pelo governo português dos jesuítas, através do Marquês de Pombal, no século XVIII, de grande produção agrícola que abastecia o centro com suas provisões, até os fins do século XIX manteve como característica o fornecimento de frutas e verduras para a cidade.
Por sua posição geográfica próxima a Serra da Cantareira, era um local de lazer e passeio, onde os  paulistanos podiam descansar em contato com a natureza.
Permaneceu até o início do século XX, isolada do restante da capital devido a barreiras naturais como o Rio Tietê e a Serra da Cantareira
No ano de 1893 A Companhia Cantareira e Esgotos para captar água na Serra da Cantareira, promove a criação de um meio de transporte para locomoção de trabalhadores e materiais de construção, então junto com o Governo do Estado resolveu construir a pequena linha férrea provisória do Tramway Cantareira,
A partir dai Santana se desenvolveu rapidamente juntamente ao processo de industrialização e à riqueza gerada através do ciclo do café em todo o estado.
Nos anos da década de 1940 o distrito ganha nova ligação com o centro da cidade, com a construção da Ponte das Bandeiras, que substituiu a antiga Ponte Grande, considerada pelo prefeito Prestes Maia como a portão de entrada da cidade.
Clube de Regatas Tietê e o Clube Esperia, este último fundado em 1899 e ainda existente, os esportes aquáticos como regatas de remo e natação eram regularmente praticados no rio Tietê, antes deste ter o trecho que cruza a capital completamente poluído nas décadas seguintes.
Em  31 de março de 1965, após 72 anos de uso, o Tramway foi desativado, e parte de seu percurso usado para implantação do Metro.
A região passou por um processo de desenvolvimento e avanços em sua infraestrutura, que a transformou em um dos principais polos comerciais da cidade.
O distrito de Santana é formado por 19 bairros.
Foi ali que começou a nascer o Império do Brasil, mas precisamente na Rua Alfredo Pujol, pois foi ali que a família dos Andradas se estabeleceu e o lugar onde José Bonifácio de Andrada e Silva redigiu o manifesto paulista que ajudou na declaração do Dia do Fico.
Fonte wikipwdia
fotos: Guilherme Gaensly  Pedu0303 Peter Louiz Samuel Kassápian Prefeitura de São Paulo Tibério Construtora
Praça Campo de Bagatelle


1938 - Rua Voluntários da Pátria
Caixa d'água do Alto de Santana

 Alto de Santana

Foto tirada do edifício Altino Arantes.

Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário