quinta-feira, 15 de junho de 2017

Palacete Helvetia

Esquina das ruas Santa Ifigênia e Aurora

Como várias outras construções do centro de São Paulo, o Palacete Helvetia tem uma arquitetura inspirada no estilo Art-nouveautoda sua fachada, vários ornamentos feitos com argamassa, representando anjos, cabeças de homens, animais,  flores, plantas e frutos, principalmente nas janelas, e na parte mais alta da construção lindo ornamento com o nome do palacete, o ano de sua construção e  uma Cruz Helvética.
Projetado e construído em 1922 por Achilles Isella, industrial e cônsul da Suíça no Brasil, que desde o final do seculo 19 residia em São Paulo, inaugurado em 1923.
Idealizado para abrigar apartamentos em seus 2 andares superiores e casas de comercio no andar térreo, mas foi alugado para Hotel Luanda que chegou a funcionou por muitos anos no palacete.
Achilles e seu irmão, Louis, eram proprietários  da Casa Helvetia, na avenida Rio branco,  especializada em matérias de construção importados da Europa, eram donos também de uma fábrica de, ladrilhos, ornamentos e decorações de cimento, na rua Dr. Pedro Vicente. 
Em 1986, em uma tentativa de revitalizar a região, o ex-presidente Jânio Quadros propôs a demolição de prédios históricos no centro da cidade, e não apenas renovar, para dar espaço à construção de prédios mais modernos no local, convidando o arquiteto Oscar Niemeyer para projetá-los. 
O plano foi chamado de "Nova Luz", mas foi surpreendido em 17 de março de 1986 pelo CONDEPHAAT, que tombou o palacete, juntamente com 106 outros imóveis na região de Santa Ifigênia e mais 47 imóveis no bairro de Campos Elísios. 
Em junho de 2012, através de um Protocolo de Intenções da prefeitura com um fabricante de tintas foi realizada a revitalização e pintura do palacete, ate hoje externamente esta bem conservado e o térreo e usado pelo comercio mas seus andares superiores estão desocupados.
fonte: wikipedia
fotos: Allanbussons Sítio do Junior pinterest.



Nenhum comentário:

Postar um comentário