sábado, 10 de junho de 2017

Tucuruvi

O nome "Tucuruvi" tem origem na língua tupi e significa "gafanhoto verde", através da junção dos termos tukura (gafanhoto) e oby (verde)

No início do Século XX, predominava apenas a verde paisagem dos sítios e fazendas que existiam na época, dos quais os mais conhecidos eram o Lavrinhas, Pedregulho e Tapera Grande.
Em pouco tempo o bairro foi se transformando em área tipicamente urbana, com a construção de casas populares e alguns prédios comerciais concentrados nas imediações da estação de Trem do bairro, pertencente ao Tramway da Cantareira
Tucuruvi é um Distrito da zona norte de São Paulo, o primeiro núcleo de povoamento da região foi criado em 1903, quando o inglês William Harding,  que veio ao Brasil trabalhar na implantação da ferrovia (Tramway da Cantareira) comprou terrenos na região onde hoje e a Parada Inglesa.
Em 1913 foi aberta a primeira estação do Tramwai em frente à colina do Tucuruvi, local do Palacete de Harding e primeiro núcleo habitacional do bairro, em local muito próximo onde hoje e a Estação Tucuruvi do Metro.
O então Sítio Pedregulho pertencente a Bento Ribeiro da Silva, foi vendido para  Mariano Antônio Pedro por 128 contos de réis. 
Esta propriedade passou para Ignácio Joaquim por 158 contos de réis e passou a se chamar Sítio Lavrinhas, sendo posteriormente herdada por  Claudino Ignácio Joaquim.
Em 1914, começou a nascer um bairro importante do Tucuruvi – a Vila Mazzei, quando Claudino Ignácio Joaquim vendeu o Sítio Lavrinhas - ex-Pedregulho - para o italiano Enrico Mazzei, que teve a ideia de fazer uma divisão em loteamentos dos 500 000 metros quadrados em lotes de dez por quarenta metros e dez por cinquenta metros, ocupados por pomares e jardins que aproveitavam o declive acentuado dessa região, vendendo-os em pequenas prestações.
Em terreno cedido pelos Mazzei, foi iniciada, em 1918, a construção da Igreja Menino Jesus, na atual avenida Mazzei. 
Em  11 de outubro de 1912, o mesmo Enrico Mazzei  foi contratado pela família Medeiros para o  trabalho de arruamento e loteamento do bairro, batizado como Vila Medeiros.
 O distrito manteve aspectos rurais durante muito tempo, e o trem era um dos únicos meios de transporte dos moradores do distrito até a década de 1960.
Fonte: wikipedia
Fotos: RonanW .estacoesferroviarias .pinterest .tiberio diariozonanorte.






Av. tucuruvi. década de 50


Nenhum comentário:

Postar um comentário