sábado, 24 de fevereiro de 2018

Biblioteca Mário de Andrade

Rua Xavier de Toledo, esquina da Avenida São Luiz


Fundada em 25 de fevereiro de 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, é a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior pública do país, superada, apenas, pela Biblioteca Nacional.
Na inauguração, em 1926, contava apenas com uma coleção inicial que se encontravam em poder da Câmara Municipal de São Paulo e ficava na Rua 7 de Abril em um prédio cedido pela mesma Câmara Municipal.
Com a incorporação da Biblioteca Pública do Estado em 1937, e com outras importantes aquisições e livros raros e especiais, que enriqueceram muito seu acervo. 
Em 1936, compra a biblioteca de Félix Pacheco, escritor, senador e Ministro das Relações Exteriores, até então a maior coleção privada do país, com obras raras.
Também recebe doações importantes como do advogado Batista Pereira, genro de Rui Barbosa, em 1937. do escritor Paulo Prado, organizador da Semana de Arte Moderna, em 1945, e do médico e pesquisador Pirajá da Silva, autor de vários trabalhos sobre a Esquistossomose, em 1977, e aquisições de bibliotecas particulares de Otto Maria Carpeaux, Francisco Carvalho Franco, José Pereira Matos, Antônio de Paula Souza, Alceu Maynard de Araújo, José Perez e Paulo Duarte, e ainda doações de várias instituições e de particulares.
Em 4 de maio de 1936, conforme Ato 1078, o prefeito Fábio Prado libera recursos para a compra do imóvel situado à Rua Xavier de Toledo, esquina da rua São Luiz.
Em 1942, na gestão do Prefeito Prestes Maia e tendo Rubens Borba de Moraes como Diretor da Biblioteca, foi inaugurado o novo edifício projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon, com algumas alterações do prefeito engenheiro, obra considerada um marco na arquitetura moderna.  
Em 25 de janeiro de 1944, foi inaugurada a Seção Circulante, no prédio da Biblioteca Mário de Andrade, com entrada pela Rua São Luís, local para onde retornou em 2010, quando de sua reabertura ao público.
Em 1945 e criada a 
Seção de Obras Raras e especiais algumas já fazendo parte do acervo desde 1920.
Em 25 de janeiro de 1945 Sérgio Milliet, então diretor da Biblioteca, inaugurou a Seção de Artes, que reuniu a coleção especializada de livros, revistas e reproduções.
Em 1960 passou a se chamar Biblioteca Mario de Andrade, e Francisco José Azevedo, bibliotecário formado na Escola da Prefeitura, que fora chefe da Seção Circulante assume a direção da instituição.
Em 2005 a Biblioteca Mário de Andrade adquiriu o status de Departamento, ligada a Secretaria Municipal de Cultura, mas só em dezembro de 2009 foi aprovada sua reestruturação administrativa, cuja implantação lhe dá condições de cumprir adequadamente sua dupla missão: preservação e acesso.
 De dezembro de 2007 a outubro de 2010, a Biblioteca passou por profunda reforma não só do edifício como também restauro do mobiliário, a desinfestação dos livros e a higienização e a reorganização física de todo o acervo.
Em 21 julho de 2010 antes do término da reforma a seção Circulante foi aberto ao público, um espaço atraente e adequado, com um acervo de mais de 42 mil volumes atualizado e informatizado que recebe em torno de 700 usuários por dia. 
Em 25 de janeiro de 2011, a Biblioteca foi finalmente reinaugurada, disponibilizando ao público as áreas de consulta das coleções fixas, Artes, Coleção GeralMapoteca e Raros e Especiais – bem como o Auditório.
E prédio anexo em dezembro de 2012 se deu a abertura da Hemeroteca, facilitando ao público a leitura e consulta de periódicos (jornais e revistas) que abrangem desde o século XIX até nossos dias, com mais de 12 mil títulos, em um edifício de dezesseis andares localizado à Rua Dr. Bráulio Gomes, 125, ao lado da Biblioteca Mário de Andrade.
fonte: prefeitura.sp wikipedia 
fotos: The Photographer Pinterest Fotografia - Uol googlemaps





Nenhum comentário:

Postar um comentário