segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Militão Augusto de Azevedo

carioca Militão Augusto de Azevedo, nasceu no ano de 1837, e sonhava ser artista, tentou ser ator e cantor lirico, ainda residindo na Cidade do Rio de Janeiro, mas no ano de 1862 desistiu de seus sonhos e se mudou para São Paulo e consegue uma colocação como fotografo na "Photographia Academica de Carneiro & Gaspar".
Ao contrario dos fotógrafos da época que voltavam sua atenção para os retratos, Militão se dedicava mais as paisagens urbanas.
E se tornou o mais conceituado fotografo da cidade de São Paulo, em 1875 cria o estúdio "Photographia Americana" onde tem como clientes figuras ilustres como Castro AlvesJoaquim NabucoDom Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina, e apesar da fama e conceito era o mais barateiro dos fotógrafos da cidade, chegando a ser comentado na época que suas fotos eram mais baratas do que cinco passagens para a Penha.
Outro destaque em sua carreira e a grande quantidade de fotos de negros que fazia questão de retratar não como escravos, 
mas como cidadãos comuns.
Mesmo com a grande popularidade em 1885 enfrentando dificuldades financeiras leiloa seus equipamentos e moveis e viaja para a Europa, talvez influenciado pelos álbuns mostrando as cidades europeias, tem a ideia de produzir um álbum focado nas mudanças da vista urbana da cidade de São Paulo.
Em 1887 divulgo seu  "Álbum Comparativo de Vistas da Cidade de São Paulo (1862-1887)" e depois outros álbuns da mesma especie como, "Vistas da Cidade de São Paulo" (1863), "Álbum de vistas da Cidade de Santos" (1864-65) "Álbum de vistas da Estrada de Ferro Santos Jundiaí" (1868), as datas não se referem ao ano da divulgação e sim da execução das fotos.
Considerado o mais conceituado fotografo de nossa historia e atuou por 25 anos e mesmo depois de ter deixado de fotografar continuou trabalhando em estúdio com suas imagens.
Faleceu em São Paulo no dia 24 de maio de 1905.
fonte: wikipedia 
.saopauloinfoco souvestibulando
fotos:  Militão Augusto de Azevedo
Auto Retrato

D.Pedro II

1879.

Rua Direita, 1862

Sé, por volta de 1860

Bairro Aterrado, Rua do Brás.




Palácio, Secretaria do Governo e Igreja do Colégio, 1887


Rua da Constituição, por volta de 1860
                                                                                     
Academia de Direito do Largo São Francisco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário