quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Mappin

Casa Anglo-Brasileira S/A.

Sua historia começa no ano de 1774, na cidade de Sheffield, na Inglaterratrazida 
para o Brasil pelos irmãos Walter e Hebert Mappin.
Em 29 de novembro de 1913 inicia suas atividades em São Paulo, na Rua XV de novembro com o nome de Mappin Stores, muito sofisticada, somente com produtos importados, e ainda barbearia e salão de chá, e foi a primeira loja no Brasil ter vitrines de vidro onde ficavam expostos os produtos a venda, hoje parece absurdo mas na época as lojas não expunham seus produtos, era preciso entrar nas mesma para ver seus produtos.
Cerca de seis anos depois em 1919 suas dependências se tornaram obsoletas para o desenvolvimento da loja que tiveram que mudar para a Praça do Patriarca onde ficou ate 1939.
No final dos anos vinte com a crise mundial gerada pela quebra da Bolsa de Nova Iorque, o Mappin precisou inovar e passou a dedicar sua atenção as camadas mais baixas da sociedade, e passou a colocar etiquetas de preço em seus produtos agora mais acessíveis a população em geral e lançou a grande novidade que possibilitou a todos adquirir seus bens, O CREDIÁRIO.
Em 1939 mudou-se para a Praça Ramos de Azevedo em um prédio recém construído e alugado pela Sta Casa de São Paulo, e  antecipou o "conceito" de shopping center, reunindo produtos de diversos tipos em um único local.
A partir da metade da década de 1940 a loja seria vendida e a partir dai controlada pelo empresário do ramo do café e também advogado Alberto Alves Filho que a administrou ate sua morte em 1982.
No ano de 1983 e 1984 foi considerada a empresa do ano, e pesquisa realizada pelo Instituto Gallup apontava que 97% dos paulistanos conheciam a empresa e que 67% dos lares paulistanos possuíam produtos  comprados em suas lojas.
Em 1991 o Mappin compra a rede de lojas Sears, e em 1995 anuncia o maior prejuízo de quase 20 milhões de reais e a herdeira de Alberto Alves Filho, Cosette Alves anuncia sua venda ao empresário Ricardo Mansur por por 25 milhões de reais, suas administração foi desastrosa e todas sua providencias deram em nada e em 1999 teve a falência decretada junto com as lojas Mesbla, que haviam sido incorporadas ao Mappin em 1996.
Ainda em 1999, Grupo Pão de Açúcar, por meio do Extra Hipermercados, assumiu a loja na Praça Ramos de Azevedo, em 2003, a loja foi fechada sob a alegação de possuir baixa rentabilidade.
Em 12 de novembro de 2010 aconteceu um leilão judicial, e a marca Mappin, avaliada em R$ 12 milhões, foi arrematada pela rede de Lojas Marabraz por menos da metade do valor de avaliação.
Fonte: wikipedia e sãoauloantiga
Fotos: 
quandoacidade BlogPaulista i.pinimg Veja São Paulo acervo.estadao
 








2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho realizado, muito bem feito e esclarecedor.

    ResponderExcluir